terça, 16 de abril de 2024
Geral
04/05/2018 | 17:08

Saúde de Balneário Camboriú fará ação sobre o uso racional de medicamento

Neste sábado (05), é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú realizará na segunda e quinta-feira (07 e 10) uma ação para apresentar os riscos da automedicação e uso racional com a maior população atendida nas farmácias: os idosos.

Na segunda-feira a ação será às 16h no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e na quinta-feira (10), às 9h, na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI). Serão apresentados slides e feitos esclarecimentos das dúvidas dos idosos. Também serão distribuídos boletins informativos da Câmara Técnica de Farmácia da AMFRI, da qual os farmacêuticos Patrícia Schlichting, Débora Martendal e Rogério Palmieri, da Secretaria de Saúde, são membros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso adequado de medicamentos acontece quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição de saúde, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade. Ainda de acordo com a OMS, 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais da metade dos pacientes que os utilizam o fazem incorretamente.

Os idosos são os que mais consomem medicamentos em geral, com e sem prescrição, e também estão mais propensos às reações e intoxicações medicamentosas. O uso racional de medicamentos, consciente e orientado é constante foco de preocupação dos profissionais da saúde, principalmente farmacêuticos. A ação segue a campanha nacional do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

“São vários os erros e intoxicações relacionados ao uso incorreto de medicamentos, e vimos na educação a melhor forma de promover a segurança do paciente idoso, normalmente polimedicado. É fundamental esclarecer as dúvidas, orientar quanto ao uso e administração, finalidade, armazenamento e ao descarte correto”, disse a farmacêutica, Patrícia Schlichting.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS