sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/04/2018 | 17:37

Câmara de Vereadores de BC homenageia novo reitor da Univali Moção de congratulações será entregue na quarta-feira, 2

Valdir Cechinel Filho presidente da Fundação Universidade do Vale do Itajaí e reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebe, na noite de quarta-feira, 2, Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú por conta de sua eleição e posse para o comando da Instituição, que é a 37ª maior organização do Estado.

O homenageado é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, entre 2014 e 2018, ocupou o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado "Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira". Além disso, em 2017, recebeu a Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), por sua relevante contribuição à educação superior brasileira.

A moção, proposta pelo vereador Nilson Frederico Probst e apoiada pelos vereadores Aldemar Pereira, Arlindo da Cruz, Asinil Medeiros, David Fernandes, Gelson José Rodrigues, Joceli Carlos Nazari, Juliethe Pereira Nitz, Leonardo Martins Machado, Lucas Wilson Gotardo, Marcelo Achutti, Marcos Augusto Kurtz, Moacir Schmidt, Patrick Hernandes Machado, Pedro Francez, Roberto Junior de Souza e Walter Amaro Baldi, será entregue durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, que terá início às 18h30, no Plenário da Câmara, no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS