sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/04/2018 | 16:21

Maior edição da história da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú aconteceu neste domingo (29)

Uma das maiores estruturas do ano para corridas de rua em Santa Catarina foi montada neste domingo (29), para a Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú (SC). A prova reuniu mais de 4,5 mil atletas nas categorias 21km (individual e revezamento), 5km e Maratoninha Kids. O evento foi uma realização da Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina (AACESC), com organização da Corre Brasil.

Saíram vencedores nos 21km: Jurandyr Couto (1h8min16seg) e Simone Ponte Ferraz (1h21min13seg). Nos 5km, cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar Ojanio dos Santos (15min17seg) e Gabriela de Freitas (17min22seg).

“Mesmo com o calor que começou a ficar mais intenso depois das 9h, tivemos muitos atletas amadores e profissionais vencendo os seus limites e completando a prova. O Morro da Rainha, que integra o trajeto dos 21km, é sempre um desafio que motiva muitos corredores para este evento”, comenta o diretor da Corre Brasil, Ricardo Ziehlsdorf. “Estamos muito felizes em finalizarmos a oitava edição da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú entregando a maior corrida da história em estrutura e número de participantes”, agradece.

Para a Caixa, uma das patrocinadoras do evento, o saldo também foi positivo. O superintendente para o Vale do Itajaí, Guilherme Bauer, destaca a atuação nacional da instituição em prol do esporte. “Somos patrocinadores oficiais do atletismo brasileiro e, em Santa Catarina, apoiamos diversas corridas em várias cidades e regiões”, comenta. Além de levar o nome da Caixa para o evento, Bauer também completou a prova de 5km. “É uma oportunidade ímpar de estarmos próximos à nossa equipe e aos clientes. A organização é sempre impecável e com certeza estaremos juntos com a Corre Brasil em outros eventos”, acrescenta.

Além da Caixa, o evento contou com os patrocínios da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação de Esportes, Angeloni, Havan, Body Action, RVB Malhas, Balneário Camboriú Shopping, Saucony, Lojas Korrer e Café 3 Corações. Foram apoiadores a Verde Campo e a Banana Brasil.

Corredores viveram momentos únicos
Entre os milhares de corredores, histórias de superação e alegria se multiplicavam. Um dos mais empolgados era Carlos Alexandre Firmo de Moura, conhecido como Paraíba. No dia em que largou para a sua sexta Meia Maratona em Balneário Camboriú, ele completou 34 anos. “Estou muito feliz de fazer o que amo, com saúde e rodeado de amigos”, comenta ele, que ficou em quatro lugar nos 21km. “Essa prova é maravilhosa. Além de estarmos na praia, com esse clima que só o litoral tem, ainda há muita gente na rua, turistas incentivam todo o trajeto. A organização é incrível também”, disse.

A prova também foi marcante para Suzete Antonieta Lizote. Essa foi a primeira vez que ela correu os 21km. “Moro em Itajaí e escolhi esta corrida para essa nova conquista. Balneário Camboriú tem seu glamour e quero que este dia fique marcado pra mim”, comentou ela. Com a preparação e o acompanhamento de profissionais, ela não só concluiu a Meia Maratona, como ficou em 10º lugar geral e 1º na categoria.

Solidariedade marcou o evento
A torcida do público pelos seus familiares deu lugar a uma emoção coletiva quando se posicionaram na largada os integrantes do grupo Pernas Solidárias. Eles levaram para a pista da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú crianças e jovens portadores de necessidades especiais que, com o apoio da equipe, viveram a experiência de cruzar a linha de chegada.

Valdecir Taschner foi um dos participantes pelo projeto. Com um veículo adaptado, ele utiliza a força das mãos e braços para percorrer o trajeto. Os cinco quilômetros vencidos por ele não demonstram o pouco tempo de competição: ele está há apenas um ano nas pistas. “Comecei a participar porque vi que muita gente tem mais dificuldade que eu e está aqui. Pessoas que não tem nem o movimento nos membros superiores, por exemplo. Acabei descobrindo que cruzar a linha de chegada é uma sensação sem explicação, que me motiva sempre mais”, finaliza.

Sobre a Corre Brasil
Há 10 anos a Corre Brasil realiza eventos de corridas rústicas de 5k e 10k, meias maratonas, corridas noturnas e também provas personalizadas em Santa Catarina. Já foram mais de 120 provas em nove cidades diferentes do estado. Nelas, competiram mais de 100 mil corredores profissionais e amadores.

Entre elas estão a Meia Maratona de Pomerode, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis e a Balneário Camboriú Night Run. Só em 2018, mais de 20 corridas integram o calendário. Seis estão com inscrições abertas no site www.correbrasil.com.br.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS