sexta, 19 de abril de 2024
Geral
26/04/2018 | 16:30

Projeto “Cinesolarzinho” chega a Camboriú, Penha e Bombinhas

O já conhecido projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do país, ganha uma nova vertente. De 3 a 5 de maio, Penha, Bombinhas e Camboriú receberão a primeira temporada do Cinesolarzinho que, como o próprio nome sugere, é uma versão voltada exclusivamente para o público infantil, com programação exclusiva de curtas metragens para crianças e toda a família. As sessões são gratuitas e abertas ao público.
 
A primeira delas será em Penha, no dia 3 de maio, na Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, com exibição de filmes às 18h30 e 20h. No dia 4 de maio, será a vez de Bombinhas receber o Cinesolarzinho, na Escola Básica Municipal Pequeno Príncipe, com sessões às 19h e 20h30. No sábado, dia 5 de maio, Camboriú recebe as sessões itinerantes às 19h e 20h30, na Praça das Figueiras.
 
A iniciativa é lançada pela Brazucah Produções, com patrocínio da Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas. O objetivo é levar a diversas cidades do país eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. A entrada é franca e conta com a participação de um apresentador, que fará a mediação entre os filmes e o público.
 
Durante o evento, acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável que apresenta as curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos com viés sustentável e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
 
De acordo com Cynthia Alario, idealizadora do projeto e diretora da Brazucah Produções, diversos espectadores têm a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar, o que deve acontecer ainda mais no Cinesolarzinho. “A proposta é incentivar projetos incríveis como este que impactam o imaginário infantil e ajuda na formação cultural da comunidade onde estamos inseridos”, observa Luiz Gustavo Marzollo, responsável pelos projetos sociais da Águas de Penha.
 
O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Aegea, Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.
AGENDA
Sessões de cinema infantil do projeto “Cinesolarzinho”
 
PENHA
Local: Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, Rua Margarida Vieira, 885, Praia de Armação do Itapocorói
Data: 3 de maio
Horário: 18h30 e 20h
Valor: Gratuito 
 
BOMBINHAS
Local: Escola Básica Municipal Pequeno Príncipe, Rua Onça Pintada, s/n, Bairro José Amândio
Data: 4 de maio
Horário: 19h e 20h30
Valor: Gratuito 
 
CAMBORIÚ
Local: Praça das Figueiras, Rua Gustavo Richard, Centro. Em caso de chuva, as exibições acontecem no Ginásio Irineu Bornhausen.
Data: 5 de maio
Horário: 19h e 20h30
Valor: Gratuito

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS