segunda, 21 de janeiro de 2019
21/04/2018 - 10:31

Barco espanhol vence regata em Itajaí e equipe de velejadora brasileira fica em segundo

Para dar início às disputas da Volvo Ocean Race no Brasil, nesta sexta-feira (20) os velejadores foram recepcionados ao som do tradicional Bloco Siri na Lata. Os competidores desfilaram pela Vila da Regata em Itajaí antes do embarque nos veleiros rumo à regata In-Port. Os atletas receberam o carinho do público, que também se empolgou com o mascote da competição, o Wisdom. Já nas disputas no mar o Mapfre conseguiu mais uma vitória na série de regatas, campeonato paralelo de provas que valem para o desempate da competição.

A equipe espanhola, que subiu ao pódio em todas as etapas, não deu chances aos outros cinco adversários e cruzou em primeiro lugar. A vantagem para o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi de 43 segundos. Em terceiro lugar ficou o Dongfeng Race Team, que teve o brasileiro Márcio Santos, campeão da Copa de 1994 como convidado a bordo.

"Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa", disse o campeão olímpico Xabi Fernández. ''A partir daí ampliamos a vantagem''.

O resultado mantém os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo das In-Ports Races com 44 pontos. O Dongfeng Race Team tem 39 e o AkzoNobel tem 36. O Mapfre ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China).

''Ser o líder da série é sempre bom. Sabemos o como é apertada a classificação geral, onde estamos apenas um ponto atrás do Dongfeng, por isso isso pode ser importante no final de tudo'', contou Xabi Fernández.

A equipe do AkzoNobel, da Martine Grael, ficou em segundo lugar em Itajaí. A campeã olímpica foi muito festejada pelos fãs brasileiros, que lotaram a Vila da Regata. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelo local desde 5 de abril. ''Estou super feliz em competir no Brasil ao lado da minha torcida. Na In-Port conseguimos uma largada boa e uma disputa acirrada com a Mapfre''.

A bordo do Dongfeng Race Team estava o tetracampeão Marcio Santos, que foi o convidado do barco chinês na regata. ''Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme''.

O Team Brunel teve problemas, a vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a equipe holandesa caiu para último.

Agora o próximo compromisso das equipes é a largada para Newport, Rhode Island, marcada para domingo (22), às 14h. Os sete barcos devem correr a prova de 5.600 milhas náuticas. 

Sexta, 18 de janeiro de 2019
Penha declara situação de emergência
Quinta, 17 de janeiro de 2019
BOMBINHAS TEM NOVO PORTAL DE TURISMO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros