quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/04/2018 | 08:40

Itajaí reivindica aumento de cirurgias oncológicas para a região

O Município de Itajaí reacendeu a discussão sobre a pactuação de cirurgias oncológicas em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quinta-feira (19), em Florianópolis (SC). Atualmente, a Região da Foz do Rio Itajaí conta apenas com 53 cirurgias mensais para atender pacientes com câncer dos 11 municípios. O quantitativo foi definido quando foi implantada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Hospital Marieta, em 2008, e não é mais suficiente para atender a demanda.

Durante reunião desta quinta-feira, o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, solicitou que a discussão fosse incluída na pauta. Ele também pediu a ativação de uma comissão da CIB, na qual haverá quatro representantes dos municípios (Itajaí, Blumenau, Chapecó e Nova Trento) e quatro representantes do Estado, que irão definir critérios técnicos para estabelecer a quantidade de cirurgias para cada região.

“Hoje os critérios são políticos e não técnicos. Sem revermos a pactuação da região, conforme a população, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer para novos casos de câncer e dados epidemiológicos não conseguiremos ter um atendimento mais ágil para esses pacientes”, comenta.

Aumento de recursos para o Hospital Marieta

Outra reivindicação do município foi em relação à falta de critérios técnicos para repasse da verba de custeio aos hospitais pelo Estado – hoje o Hospital Marieta recebe menos incentivo que outras instituições catarinenses por leito do SUS, mesmo sendo um dos maiores hospitais do Estado. O tema já foi discutido com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, nesta semana, que prometeu dar atenção ao assunto.

Na reunião da CIB, também entrou em pauta a discussão sobre o pagamento dos serviços feitos a mais (extra teto) pelo Hospital Marieta e o cofinanciamento do Estado com os municípios. “Ficou estabelecido que o hospital deve receber em torno de R$ 585.000,00 a mais do Estado no teto financeiro mensal por conta da série histórica de produção. Esse aumento deve ser aprovado na próxima reunião da CIB em Chapecó”, comenta Dellagiustina.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS