sexta, 19 de abril de 2024
Geral
03/04/2018 | 14:53

“A Rússia é uma das grandes parceiras comerciais de Santa Catarina, queremos que essa relação cresça e continue sendo fomentada de forma inteligente”

 

Na última semana, o Estado ganhou uma unidade da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo, cuja sede será na Avenida Mauro Ramos, 1970, sala 713, Centro, Florianópolis. O objetivo é fomentar a relação de investimentos bilaterais e consolidar uma parceria estratégica perene entre os dois países. O vice-presidente da entidade em Santa Catarina, Luiz Carlos Nemetz, é quem fala sobre esse novo momento, com uma aproximação maior da Rússia com as empresas catarinenses, e das novas oportunidades que podem surgir para brasileiros e russos.

Qual o principal papel da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo em Santa Catarina?

A representação da Câmara é fazer um aumento de fronteiras de cooperação entre a indústria, o comércio e o serviço brasileiro com a indústria, o comércio e o serviço da Rússia. Ou seja, tanto no campo dos negócios, da prospecção de oportunidades, quanto da otimização de parcerias, do aperfeiçoamento daquelas que já existem. A Câmara é muito atuante, tem o apoio incondicional da Embaixada da Rússia no Brasil, sendo vista como uma facilitadora para as empresas brasileiras que desejam ingressar no mercado russo; bem como ter uma estrutura de apoio e facilitação do ingresso de negócios russos em Santa Catarina.

Quais são os ganhos para o Estado com a instalação de uma unidade da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo em Santa Catarina?

A ideia é que a gente possa aproveitar ainda mais o mercado russo, que já é um mercado prospectado pelos catarinenses há mais de 100 anos. Temos muitas empresas catarinenses com este vínculo, como o ramo frigorífico, que inclusive dá ao Estado o título de maior exportador de carne suína e bovina para a Rússia. Com a Câmara, poderemos aproveitar este mercado em vários setores e não só para fazer compra e venda, mas também para fazer otimização de procedimentos, ganhar escala e qualificar estes processos. Estamos falando da indústria metalmecânica, de TI, cultura, educação, esporte, turismo e até a indústria têxtil, que pode muito bem visualizar aquele mercado com uma oportunidade excelente para colocar seus produtos na Eurásia. 

A Rússia já é uma grande parceira de Santa Catarina, como a Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria & Turismo pretende melhorar essa relação?

Há ainda uma interface enorme a ser explorada. A Rússia é uma das grandes parceiras comerciais de Santa Catarina, tem uma excelente balança comercial conosco, um excelente comércio exterior e o que a gente pretende é que cresça e continue sendo fomentada de forma inteligente. No ato da instalação, o embaixador usou uma palavra que define bem este novo momento: cooperação. Aliás, o embaixador conhece muito bem nosso Estado e é encantado por ele. Ou seja, a Câmara quer ser o fator de facilitação, da aproximação das pessoas, da Rússia com os brasileiros. São várias as possibilidades e oportunidades, em vários campos de atuação, que muitas vezes precisam de pessoas que compreendem as necessidades de ambos países para ajudar em uma negociação.

Como se dará o início dos trabalhos em Santa Catarina?

A Câmara é uma entidade que, evidentemente, tem os seus interesses. Por isso, as pessoas que quiserem este suporte, que tiverem interesse em ter uma abertura total da Rússia, assim como os russos que têm interesse aqui, chegou a hora de se filiarem à entidade. Nossa equipe está com um cronograma de visitas pessoais para apresentar a Câmara, estamos com uma campanha muito intensa para afiliados, no intuito de prospectar aquelas pessoas que têm interesse em usar essa cooperação relacional. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS