sábado, 20 de abril de 2024
Geral
25/03/2018 | 21:24

Palestra de Marcos Petry abre a programação do mês de conscientização do autismo em Itajaí

Marcos Petry, autista de alto funcionamento, formado em Comunicação Institucional e mestre em Design Gráfico e Produção Publicitária, ministra no dia 27 de março (terça-feira), às 19h30, no auditório da Prefeitura de Itajaí, a palestra “Gatilhos para a superação”.

A atividade promovida pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA Itajaí) abre a programação do mês de conscientização do autismo - o “Abril Azul”, que será marcado por diversas atividades no município.

O mês de abril é integralmente dedicado à causa do autismo, em muitas cidades, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Estima-se que há 70 milhões de pessoas com o transtorno no mundo e cerca de 2 milhões, no Brasil. O azul simboliza o autismo, pois a síndrome é mais comum em meninos. Para chamar a atenção da população, o movimento propõe atividades que provoquem o debate e reflexões da sociedade a respeito da síndrome.

Na palestra de abertura Petry falará sobre motivação e aceitação, convivência com as limitações, e fará relatos de vivência do autismo. Natural de Vidal Ramos (SC), ele mantém um canal no Youtube chamado “Diário de um Autista”. Lá ele compartilha experiências e esclarece dúvidas de inscritos sobre o transtorno do espectro autista.

 

O evento é aberto ao público interessado, mas com vagas limitadas. Na entrada deverão ser entregues alimentos não perecíveis. Para se inscrever é necessário enviar uma mensagem de WhatsApp para o telefone de número (47) 99754-3200, informando os seguintes dados: nome completo, cidade e a relação que o inscrito possui com a pessoa que tem autismo.

 

Programação Abril Azul

Em abril, a AMA Itajaí estará entre os dias 2 e 6 de abril, das 14h às 17h, na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, realizando abordagens de sensibilização, com a entrega de materiais informativos. No dia 7 (sábado), às 10h, haverá uma caminhada na Rua Hercílio Luz, com saída do Píer Turístico rumo à Casa da Cultura Dide Brandão. O grupo vestirá azul e estará com balões e outros acessórios no intuito de chamar a atenção para a incidência e os desafios que envolvem o transtorno. A população está convidada a participar da “Caminhada Azul”.

 

Já no dia 14 (sábado), das 8h30 às 12h, associados e voluntários estarão em pontos estratégicos da cidade, no primeiro pedágio solidário da entidade. No último sábado do mês, dia 28, às 14h, terá uma roda de conversa para pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, no Lions de Itajaí, no bairro Fazenda. O diálogo contará com a presença e mediação da fonoaudióloga Cláudia Cristine Cugnier Guenther, mãe do Thor (que tem autismo), da psicóloga e coach Ana Paula Majcher Petry, e da terapeuta ocupacional Marília Torres.

 

Durante o mês o grupo da AMA também participará de atividades propostas por outras instituições parceiras.

 

AMA Itajaí

AMA Itajaí foi criada no início de 2017, por um grupo de pais de crianças com autismo, no intuito de promover e articular ações de defesa de direitos, atendimento (no futuro), orientação e integração à sociedade, para pessoas com o transtorno. Atualmente a organização conta com cerca de 80 famílias associadas, gerencia seus projetos e atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na Rua José Pereira Liberato, nº 284, Barra do Rio Itajaí.

 

Serviço

O que: Palestra “Gatilhos para a superação”, com Marcos Petry

Quando: 27 de março (terça-feira), às 19h30

Onde: Auditório da Prefeitura de Itajaí

Entrada: Alimentos não perecíveis | Inscrições pelo WhatsApp (47) 99754-3200


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS