quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/03/2018 | 16:44

Balneário Camboriú: Prática com serpente encerrou treinamento de manejo de animais peçonhentos​​​​

Nesta segunda e terça-feira (19 e 20), funcionários da Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), Secretaria de Segurança, com a Guarda Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, participaram de uma capacitação para manejo de animais peçonhentos. O evento ocorreu no interior do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, o Zoológico Santur.

O treinamento foi ministrado pelo biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, e contou com partes teóricas e práticas sobre animais peçonhentos. “Nesses dois dias abordei sobre quais são os animais peçonhentos, bem como a biologia geral das serpentes, o comportamento de cada uma delas e também da ação e composição do veneno e do efeito dele no ser humano. A mesma coisa eu fiz com aranhas, escorpiões, lagartas e insetos; dei foco também nas responsabilidades e riscos que correm os bombeiros, além no manejo prático de serpentes”, explicou Giuseppe.

A capacitação será utilizada em casos de resgate de serpentes dentro de casas ou outros tipos de edificações urbanas. Todos os participantes puderam manejar a serpente junto ao biólogo. Essa foi a primeira vez que o monitor florestal da SEMAM, Denis Gleich, acompanhou esse tipo de aperfeiçoamento. “No parque Raimundo Malta nós temos muito acesso a cobras e animais peçonhentos, já que é um ambiente natural. Então, para nós saber manipular e conduzir um animal à natureza sem prejudicá-lo, com o manejo correto é excelente”, disse.

Todos os animais utilizados para demonstração de manejo pelo biólogo são do próprio zoológico, como cascavel, jararaca, jararacuçu, coral, jiboia e salamandra. Além de todos os tópicos ministrados, Giuseppe contou histórias sobre seus mais de 40 anos de experiência com serpentes. “Já tive medo, mas hoje tenho respeito pelo bicho. Entre nós e uma serpente, quem pensa sou eu, elas agem apenas por instinto. Então temos que ter respeito pelo animal que age por instinto”, finalizou.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS