sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Fotos divulgação
16/03/2018 | 14:40

Curso superior Univida é oportunidade de aprendizado para adultos e idosos

O curso superior de extensão Universidade da Vida (Univida) foi lançado no ano 2000, pela Univali de Itajaí, e há 18 anos beneficia moradores da região que desejam se atualizar na perspectiva da educação permanente. Ofertado para pessoas acima de 40 anos, o Univida tem duração de dois anos (quatro períodos) e conta com disciplinas de diferentes áreas de conhecimento, como fisioterapia, nutrição, cidadania e direito, empreendedorismo, dentre outras.

Aqueles que ingressam no curso o procuram por diversos fatores, como morar sozinho há pouco tempo na região, desejo de fazer novas amizades, saída de filhos de casa e oportunidade de investir na sua própria formação, busca por temas atuais e uma atividade intelectual que traga melhorias na memória, buscarem novas atividades que traga satisfação e qualidade de vida, bem como incentivo dos filhos.

Hoje o curso conta com, aproximadamente, 50 alunos, divididos entre os períodos. Com idades entre 55 e 65 anos, outros com 70 anos, a maioria dos alunos são mulheres, com exceção de alguns alunos homens. As aulas acontecem as terças e quintas no bloco B6 da Univali, salas 105, 106 e 110.

Kátia Ploner, coordenadora do Univida, comenta que o feedback dos alunos em relação às disciplinas é muito positivo porque os alunos conseguem se apropriar desses conteúdos e entender como eles podem melhor o seu dia a dia. “Nas atividades de atuação voluntária eles podem melhorar a vida de várias pessoas na sua comunidade, na disciplina de nutrição eles podem melhorar o cardápio do dia a dia, entender quais são as doenças e fatores de risco que contribuem para isso. Na disciplina de psicologia conseguem entender melhor a dinâmica das relações humanas e também aplicam isso na sua comunicação, no seu cotidiano, apresentando feedback aos seus familiares”, afirma.

Após terminar os dois anos do curso, os alunos podem optar em continuar na Univali fazendo o Univida 2, lançado em 2010. Este é um grupo de alunos que continuam estudando e fazem a eleição das disciplinas que desejam estudar. A coordenadora busca professores para ministrarem as disciplinas escolhidas e monta a matriz curricular dessa “pós”. Hoje o Univida 2 possui 25 alunos matriculados. O valor da mensalidade do Univida é R$ 175,00 e, o Univida 2, custa 195,00 por mês.

Quanto aos projetos de extensão oferecidos pelo curso, os alunos que escolhem no que atuar e escolhem os grupos também. Alguns fazem atividades voluntárias em duplas, outros em trios, e houve casos, como o grupo de Canto Univida, que existe até hoje, que toda a turma se envolveu no mesmo projeto. No ano passado, os alunos realizaram um bazar beneficente com toda a turma envolvida. “A cada semestre os alunos se organizam em função de interesse comum. As vezes quando já tem um trabalho voluntário na instituição, ou naquilo que eles desejam, eles vão até a instituição, conhecem diferentes lugares, e veem onde eles podem se inserir”, afirma Kátia.

O campus de Balneário Camboriú oferta o projeto “Mais e Melhor Idade” e Florianópolis tem o “CriativIdade”, no mesmo contexto do Univida, porém com outros formatos. Para quem ficou interessado e deseja conhecer o Univida, as matrículas são anuais, realizadas apenas no início do ano, e podem ser feitas as terças e quintas, a partir das 14h, no bloco B6, sala 110. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo telefone (47) 3341-7935, entre às 14h e 17h.

Texto: Matheus Petter


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS