sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/03/2018 | 10:32

ITAJAÍ: Donos de embarcações podem participar do mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti

Quem possui embarcações ou jet skis já pode se inscrever para participar do 7º mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti, que ocorre sábado, 24 de março, das 8h às 12h. Os voluntários devem estar com a documentação do barco em dia e possuir habilitação específica para pilotar. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

Podem participar do evento embarcações de pequeno, médio ou grande porte. Os barcos inscritos são fundamentais para fazer o deslocamento dos voluntários durante a ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu, nas margens de Itajaí e Navegantes. A concentração será na Marina Itajaí, a partir das 8h. O mutirão terá ainda monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos.

“Precisamos reunir um número significativo de barcos para poder transportar os voluntários na limpeza das margens do rio. O mutirão é um importante momento de sensibilização da comunidade e de contribuição por um rio mais saudável”, pontua Natália Pires, uma das organizadoras do evento.

Mais de 75 toneladas de resíduos recolhidas

O mutirão Juntos Pelo Rio surgiu em 2012, durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então, o evento é realizado anualmente pelo município, por meio do Porto de Itajaí e Semasa, agregando voluntários a cada edição e consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação e, desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, já foram recolhidas mais de 75 toneladas de resíduos em seis edições.

Neste ano, as equipes de voluntários farão a limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (margens de Navegantes e Penha). Por terra, a limpeza ocorrerá na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde estarão realizando uma blitz educativa, na Avenida Beira-Rio, para repassar à comunidade informações de prevenção e cuidados com o Aedes aegypti. Além disso, na Marina Itajaí, a partir das 9h, crianças e adolescentes poderão participar de oficinas de educação ambiental. A equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV, também estará presente no evento repassando orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Os interessados em ser voluntários no mutirão de limpeza podem se inscrever pelo site do Município de Itajaí. Basta acessar o link na página inicial, preencher o cadastro e fazer o download do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, que deverá ser entregue no dia do evento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS