sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/03/2018 | 13:38

Internet para Todos disponibilizará banda larga para 12 comunidades rurais de Itajaí

O Município de Itajaí confirmará na tarde desta segunda (12) a participação no programa Internet para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O programa vai beneficiar as comunidades rurais de Arraial dos Cunhas, Baía, Brilhante I e II, Campeche, Canhanduba, Limoeiro, Paciência, Quilômetro 12, Rio do Meio, Rio Novo e São Roque. O prefeito em exercício, Marcelo Sodré, já está em Brasília para a assinatura do termo de adesão nesta tarde.

O objetivo do Internet para Todos é garantir sinal de internet banda larga para regiões sem acesso ao serviço, seja por motivos econômicos ou de localização geográfica. O serviço não será gratuito, mas terá preços acessíveis e um sinal de qualidade.

Para o prefeito em exercício, Marcelo Sodré, a inclusão de Itajaí no programa federal é sinônimo de inclusão e participação: “estamos democratizando o acesso nessas região com mais dificuldades. Hoje a internet não é apenas um luxo ou comodidade, é de importância fundamental para se ter acesso às informações e inclusive a muitos serviços oferecidos pelo Município”.

“Com o auxílio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o CTIMA definiu as regiões de Itajaí sem sinal de internet banda larga ou com atendimento insuficiente para a população”, esclarece o coordenador do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa Murilo Allan Sodré de Souza. “Por questões técnicas ou financeiras, as empresas não têm condições de atender as regiões mais afastadas do centro com internet”, afirma o coordenador.

O Município de Itajaí definirá os locais exatos para a instalação das 12 antenas, garantirá a segurança dos equipamentos, além de conceder incentivos fiscais para a exploração do sinal pelas empresas. O Governo Federal instalará antenas para captar o sinal de internet do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017. Já a distribuição da internet para os cidadão será de responsabilidade das empresas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS