quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/03/2018 | 09:23

Psicanalista Lígia Guerra destaca empoderamento das mulheres em palestra em BC

Uma reflexão sobre o papel da mulher nos negócios e na vida pessoal foi o tema principal de uma palestra da psicanalista e comentarista do programa Encontro com Fátima, Lígia Guerra. O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Lions Clube Balneário Camboriú Centro, Credifoz e Comitê Educativo, comemorou o Dia da Mulher e reuniu um público de mais de 300 pessoas.

De forma dinâmica e interagindo constantemente com o público, a psicanalista explicou os conceitos e a importância do feminismo na sociedade. Lígia chamou a atenção para o crescente número de mulheres que sofrem com a violência física e psicológica. “O Brasil registrou, nos últimos anos, um estupro a cada 11 minutos, ou seja, uma em cada três mulheres sofre violência diariamente”, diz.

Ela também destacou aspectos que escravizam e influenciam na saúde mental das mulheres, entre eles citou o patriarcado e a sexualidade. “A nossa sociedade está doente, a cultura precisa ser mudada começando pela educação de nossos filhos. Prova disto é que 75% dos homens acreditam que são as mulheres as responsáveis pelas tarefas da casa, por exemplo”, comenta.

Lígia afirma que o empoderamento é caminho para a conquista dos direitos iguais. “Quando eu olho para espelho e gosto do que eu vejo, isto é liberdade. Quando eu olho para dentro de mim e gosto do que eu vejo, isto é autoestima. E quando eu olho para minha coragem de assumir riscos e gosto do que eu vejo então, isto é, empoderamento”, explica a psicanalista.

A coordenadora do Núcleo, Eliana Siufi, comemora o resultado do evento, que encantou o público. “O público gostou muito e ficou cativado com toda a disposição e dinamismo da Lígia. Foi um dia muito especial, onde tivemos a oportunidade de aprender e ter mais conhecimento das nossas vidas. Sabemos que as mulheres, através da história, cultura, crenças e experiências vividas estão alcançando novos conceitos e se adaptando a esse mundo de constantes transformações”, finaliza.

Parte da renda obtida no evento beneficiará a Casa das Anas, entidade que atua no apoio e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS