quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/03/2018 | 10:38

ITAJAÍ: Museu Histórico de Itajaí promove reflexões sobre o Dia da Mulher

Nesta semana da mulher, quando tradicionalmente são realizadas homenagens em todo o mundo, o Museu Histórico de Itajaí promove reflexões sobre o papel das mulheres na sociedade contemporânea. Serão três eventos gratuitos e abertos ao público na sexta-feira (09), a partir das 18h30, no Palácio Marcos Konder.

A exposição histórica ELAS: Mulheres em Itajaí é composta por acervos do Museu, com objetos pessoais de mulheres que contribuíram para a formação da cidade no início do século 20 - período marcado pelas lideranças masculinas em Itajaí. A exposição busca descortinar a presença e a influência social feminina, seja nos afazeres domésticos, na prática religiosa, nas profissões, nos concursos de misses e outras ações. Elizabeth Konder Reis, Onadir da Silva Tedéo, Erotides da Silva Fontes, Raquel Liberato Meyer, Olga Mussi, Irene Boemer, Cecília Flordovinda da Rosa são nomes que integram a história de Itajaí.

Em parceria com a Câmara Setorial e Artes Visuais de Itajaí, a exposição paralela Enquanto Egon desenhava, uma mulher bordava traz releituras, assinadas pela artista Silvana Rocha, de figuras femininas pintadas por Egon Schiele, impressas sobre antigas toalhinhas de crochê. As tramas e as linhas trançadas retratam as relações, os desejos, os sonhos e os pensamentos colocados na atividade de bordar pelas mãos femininas.

Para discutir o papel da mulher na sociedade atual, políticas de gênero, feminismo, arte e religiosidade, a historiadora e professora Marlene de Fáveri é uma das convidadas da mesa debate Conversas de Mulher. O evento também terá a presença da historiadora Denísia Martins e da artista Silvana Rocha para uma conversa descontraída e com trocas de experiências. A mediação será da diretora do Museu Histórico, Evelise Moraes Ribas.

PROGRAME-SE

O que: Reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher
Onde: Museu Histórico de Itajaí
Quando: 09 de março (sexta-feira)
Abertura das exposições: 18h30
Mesa debate: 19h30

Sobre as mediadoras

Marlene de Fáveri
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1983), graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestre em História (UFSC/1996) e doutora em História (UFSC/2002). Atualmente é professora associada nível 6 da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, segunda guerra mundial, gênero, mulheres e história.

Denísia Martin
Historiadora formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille), produtora cultural, consultora na Casa da Vó Joaquina (Joinville), membro do Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial (COMPIR/Jonville), membro do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM / Joinville), Ekeji do Ilé Wopo Olojukan - comunidade de matriz africana (Bahia/MG).

Silvana Maria da Rocha
Graduada em Educação Artística com licenciatura plena em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC / 1988), especialista em Teoria da Comunicação pela Casper Líbero (SP / 1998), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Artista com várias exposições no Brasil, premiada no salão Nacional de Artes de Itajaí (1998). Arte-educadora com ênfase em artes plásticas, professora de pós-graduação na AUPEX e professora efetiva da Prefeitura Municipal de Itajaí. É idealizadora e gestora do Espaço Maria Mariê (Itajaí), espaço de criatividade aberto a oficinas de arte-educação sendo o seu maior público o infantil e infantojuvenil. Editora de arte do projeto CD “Itajaí Música”, proponente e editora de arte no projeto “Songbook: Carlinhos Niehues”. Em 2017, foi curadora e colaboradora do 1º FESTINFANTE - Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância (Itajaí).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS