quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/02/2018 | 16:31

Balneário Camboriú: Selo Social certificou o trabalho de 22 empresas e entidades

O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva representou o Município na Cerimônia de Certificação do Selo Social, que ocorreu nesta terça-feira, (27). Para ele, “as ações e formações promovidas pelo Programa Selo Social incentivam as melhores práticas em prol da sociedade, voltadas para a educação, igualdade, saúde e qualidade de vida nos municípios onde o programa é desenvolvido”. O vice-prefeito elogiou o desempenho das empresas e entidades certificadas, tanto em Balneário Camboriú, quanto na vizinha Camboriú, e usou o Selo Social como exemplo de políticas e ações público-privadas que traçam os caminhos viáveis para construção de um futuro melhor para todos.

O Programa Selo Social reconhece e certifica projetos que impactam positivamente a sociedade. Em 2017, o tema do programa foi “Integrando e Reconhecendo Balneário Camboriú e Camboriú”. As cidades foram avaliadas juntas, em razão de que as ações das empresas participantes do programa beneficiavam os dois municípios. O presidente do Instituto Abaçaí, Áureo Giunco Junior, destacou que essa foi a primeira vez que as duas cidades se uniram num só ciclo do Selo Social, aproximando pessoas, organizações e governos.

Ao todo participaram do projeto 22 organizações, entre empresas, setor público e sociedade civil organizada, que juntas realizaram 105 projetos de impacto social ao longo do último ano, beneficiando mais de 60 mil pessoas.. No âmbito da Administração Pública de Balneário Camboriú foram certificadas o Fundo Rotativo do Bem estar Social (FURBES), a Fundação Municipal de Esportes, e o Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC).

Nos dois municípios, ao longo do ano, foram realizados 94.414 atendimentos, sendo 24.456 atendimentos a crianças, 19.292 a adolescentes, 42.571 a adultos e 8.095 a idosos. Os atendimentos ocorreram por meio de projetos que visaram estabelecer vínculo de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, prevenir o consumo de álcool e drogas, desenvolver a economia ecológica, e estimular a prática de esportes, entre outros objetivos.

Sobre o Selo Social

Articulado nacionalmente pelo Instituto Abaçaí, o Selo Social promove formações técnicas que contemplam os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU", que são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, malária e outras doenças e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Ciclo 2018

O ciclo 2018 foi lançado na ocasião e tem como tema “Inovando e integrando BC e Camboriú”. Segundo Áureo Giunco Junior, o objetivo é incentivar ainda mais a criatividade nas ações sociais desenvolvidas nas duas cidades. O Selo Social é promovido pelo Instituto Abaçaí em parceria com as Prefeituras de  Balneário Camboriú e Camboriú, Faculdade Avantis e Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Lista de organizações contempladas, por grupo de ação:

Grupo Conexão
Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
Fundo Rotativo de Bem estar Social (FURBES)
Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável
Secretaria de Desenvolvimento e Assitência Social
Escola Bilíngue Semear
Associação Amor pra Down
Centro de Solidariedade a Famílias Carentes Portadoras de Doenças Degenerativas
APAE Camboriú
Grupo Escoteiro Terra do Vale
Grupo Acolher
Faculdade Avantis
Associação Kadiz Esporte e Lazer
Unimed Litoral
Grupo União Voluntários em Ação
Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú
Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú
ACIBALC – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú
APAE Balneário camboriú
Grupo Fraternal Ramatis
Grupo da melhor Idade Raio de Sol
Grupo Rede do Bem
Centro Educacional de Atendimento de Contraturno (CEAC)
Fundação Universidade do Vale do Itajaí – Univali
Viação Praiana
Associação Camboriuense de Judô - ACAJ


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS