quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/01/2018 | 15:50

Quase 40 toneladas de lixo foram retiradas da Praia Central de Baneário Camboriú após o Réveillon

Após o maior espetáculo de fogos do Sul do Brasil, a Prefeitura de Balneário Camboriú retirou da Praia Central 39 toneladas de lixo nas primeiras horas da segunda-feira (1º). Dessas quase 40 toneladas de lixo, a maioria foi garrafas. A equipe de limpeza somou 160 pessoas. Dez máquinas e 12 caminhões, além de duas Kias de apoio e dois quadriciclos auxiliaram no trabalho.

A partir da 1h da madrugada os maquinários, que já estavam posicionados nos seis quilômetros de areia da Praia Central, foram ligados, anunciando o início da limpeza. Três equipes distintas, uma no Pontal Norte, outra na Barra Sul e uma na altura da Avenida Central – Praça Almirante Tamandaré, iniciaram o recolhimento de garrafas, latas e todo tipo de lixo descartados na areia. A limpeza também ocorreu nas seis praias agrestes de Balneário Camboriú, onde 20 agentes de limpeza atuaram.

A limpeza foi feita pela DMG Prestação de Serviços e Segurança, de Navegantes, vencedora de licitação; com a concessionária Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, ambas orientadas e supervisionadas por uma equipe da Secretaria de Obras.


Limpeza e coleta de resíduos foram ampliadas

A equipe de coleta de lixo (comum e reciclável) ampliou 40% para a temporada de Balneário Camboriú. A coleta de resíduos sólidos, que na baixa temporada possui 84 profissionais, está com 118 pessoas. Já a limpeza urbana, passou de 198 para 259 operários. Somente na limpeza das praias, a equipe foi ampliada de 34 para cerca de 60 pessoas. O trabalho é executado pela Ambiental.

Os dias da coleta de lixo também foram ampliados. Na região central, onde a coleta é realizada de segunda a sábado, também está sendo realizada aos domingos. E na região da Interpraias, a coleta que é realizada segunda, quarta e sexta, foi ampliada para coleta diária nos grandes geradores (restaurantes, hotéis, etc), inclusive aos domingos.

Além da coleta diária na região central, mais três veículos estão circulando somente nas Avenidas Atlântica e Brasil, sendo um no turno da 6h às 14h20 e dois das 14h20 às 22h35, durante toda a temporada. Esses veículos fazem a coleta das lixeiras plásticas e dos resíduos da limpeza de praia e varrição das ruas.

Contentores subterrâneos de lixo

Desde a última semana já estão funcionando os três contentores subterrâneos de lixo, uma das novidades dessa temporada. Os equipamentos foram instalados na Avenida Brasil esquina com a Rua 15; Rua 51 esquina com a Rua 11 e Avenida Atlântica em frente ao Calçadão. Cada lixeira possui quatro contentores com capacidade para mil litros. Pelo menos três vezes por dia é feita a coleta mecanizada para esvaziar as lixeiras subterrâneas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS