quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/12/2017 | 10:22

Desfile de Abertura da Temporada e “Abraço pela Paz” movimentaram o sábado em Balneário Camboriú

Dois eventos agitaram o sábado (02) ensolarado em Balneário Camboriú.  Aproximadamente 10 mil pessoas prestigiaram o Desfile de Abertura da Temporada de Verão, que abriu oficialmente o período mais movimentado do ano na cidade. E, além disso, no final do trajeto o “Abraço pela Paz”, foi realizado na Praça Almirante Tamandaré com os shows de Diogo Rosa e Nego Joe.

Para o prefeito Fabricio Oliveira as ações foram um sucesso. “Esses eventos representam a forma como a cidade quer presentear os moradores e recepcionar os turistas, como quer se relacionar. A paz não é só ausência de violência, é a tolerância, é o saber abraçar, se colocar no lugar do outro, é saber atender e servir. E é isso, que Balneário Camboriú quer fazer nesse verão e o ano inteiro”, comentou.

Com o tema “Festas Catarinenses”, cinco municípios apresentaram suas festas populares na Avenida Atlântica: Itajaí (Marejada), Nova Trento (Festa Incanto Trentino), Joinville (Festa das Flores), Blumenau (Oktoberfest, Sommerfest, Vila de Páscoa e o Festival da Cerveja) e Jaraguá do Sul (Schützenfest). Participaram também empresas turísticas, um grupo com cerca de 10 carros antigos e órgãos municipais: Fundação Municipal de Esporte, Secretaria de Saúde, Secretaria da Pessoa Idosa, Fundação Cultural, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Simultaneamente também ocorreu um desfile com embarcações pelo mar.

Morador de Blumenau, José Carlos Rocha veio para cobrir o desfile em Balneário Camboriú. O cinegrafista é filho de Manoel Fermino da Rocha, o Maneca, nome dado a Passarela da Barra, em homenagem ao morador da cidade que nas décadas de 60 e 80 fazia a travessia das pessoas em um pequeno barco e, mais tarde, construiu a primeira balsa da região.  “Minha família mora toda aqui. É impossível não se contagiar com a alegria dessa cidade. É maravilhoso, é coisa da praia”, contou. Já a moradora de Balneário Camboriú, Sandra Chidiac, prestigia todos os desfiles na cidade. “Esse evento representa muito que a nossa cidade tem para mostrar para os nossos turistas, e o quanto trabalhamos para isso. É muito lindo”, relatou.

Após o desfile, as pessoas se concentraram na Praia Central, próximo a um palco montado na Praça Almirante Tamandaré, para uma grande demonstração de paz: um abraço coletivo. Passando pelo local o aposentado, Jair Chaves, achou a ação incrível. “Cheguei agora e me aproximei para ver o que estava acontecendo. Adorei, estou achando o evento magnifico”, disse.  O Abraço pela Paz festejou o final do ano letivo e lançou o projeto que será desenvolvido em 2018.

Conceitos como “Cidadania, Gentileza e Respeito” irão nortear os trabalhos pedagógicos a partir do próximo ano. A ideia é resgatar e estimular valores que são importantes para a formação de cidadãos mais conscientes em relação à cidade e a sociedade. No evento também participaram os mascotes do projeto, que foram escolhidos pelos alunos da Rede Municipal, e no ano que vem também irão escolher seus nomes, além de participar de diversas atividades que visam fortalecer boas ações na cidade.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS