quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/12/2017 | 11:00

Novos investimentos no Porto de Itajaí são discutidos em Brasília

O Município de Itajaí, a superintendência do porto público e a APM Terminals participaram ontem (30) de uma importante reunião na Secretaria Nacional de Portos (SEP). O Secretário Nacional, Luiz Otávio Campos, recebeu a comitiva para tratar do crescimento do Porto de Itajaí e questões relacionadas ao arrendamento. Na próxima quinta-feira (07), será realizada uma nova reunião em Itajaí entre o poder público e a APM.

De acordo com o prefeito Volnei Morastoni, os três principais pontos da reunião foram: o reequilíbrio econômico e financeiro da arrendatária APM Terminals; movimentação mínima de contêineres; e o plano de investimento da empresa no porto público. A SEP intermediou o diálogo que deve continuar na próxima semana. O prefeito também aguarda confirmação da vinda a Itajaí do secretário dos Portos e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, ainda dezembro.

“Buscamos manter a parceria que já temos com a APM Terminal em favor do nosso porto, da nossa cidade, dos cidadãos, dos empresários e dos trabalhadores portuários. O porto é essencial para o crescimento da nossa cidade, um mercado de trabalho importante e a APM contribui muito para o desenvolvimento de Itajaí”, destaca Volnei.

Durante a reunião, o superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten, anunciou que em breve haverá um aumento na movimentação de cargas no Porto de Itajaí. Isso principalmente por conta da finalização da compra da transportadora marítima alemã Hamburg Süd pela Maersk Line, conglomerado dinamarquês que atua nos setores de transporte e energia. A aquisição foi finalizada nesta quinta-feira (30), após um ano de negociações.

Os indicadores sobre geração de emprego e movimentação de carga no Porto de Itajaí, referentes a outubro, comprovam a recuperação da economia itajaiense em 2017 e prospectam um 2018 com resultados ainda melhores. Nos primeiros 10 meses do ano, foram criados 1.591 novos postos de trabalho no município e a movimentação portuária chegou a 381 mil toneladas no Complexo Portuário em outubro.

Além dos investimentos da arrendatária na entrega do berço 1, sob sua administração, o berço de atracação 3 será entregue ainda este ano. O berço 4, também sob responsabilidade da administração públic,a está com as obras em andamento e conclusão prevista para maio de 2018.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS