sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/12/2017 | 10:53

Itajaí realiza ações de conscientização no Dia Mundial de Luta contra AIDS

O Município de Itajaí realiza uma série de ações, nesta sexta-feira (1º), para marcar o Dia Mundial de Luta contra AIDS. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a doença, que teve um aumento no número de casos em todo país, além de ampliar a oferta de testes rápidos para diagnóstico do HIV/AIDS. As atividades são organizadas pela Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV.

“Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV terão AIDS, ela pode demorar anos para se manifestar. Porém, mesmo sem desenvolver a doença, a pessoa que tem vírus poderá transmiti-lo. Por isso, é tão importante o trabalho de orientação e testagem rápida para diagnóstico que estamos fazendo. Em 2017, aumentamos 128% a quantidade de testes realizados na população em relação a 2016”, afirma a gerente de IST/AIDS/HV de Itajaí, Jacqueline Koch.

As atividades do Dia Mundial de Luta contra AIDS iniciam com um café da manhã especial oferecido pelo Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi) para os usuários do serviço, que fazem tratamento para o HIV/AIDS. Pela manhã, às 9h, profissionais de saúde farão testes rápidos contra infecções sexualmente transmissíveis e vão repassar orientações sobre a doença na Unidade de Saúde Jardim Esperança. A atividade de testagem segue até as 15h.

Além disso, todas as unidades de saúde do município estarão intensificando os testes rápidos durante a sexta-feira, bem como sala de espera com orientações e distribuição de folders alusivos à data. Confira algumas ações desta sexta-feira:

Unidade Canhanduba: Oferta de testes rápidos durante o dia e panfletagem pela manhã.
Unidade Cidade Nova I: Oferta de testes rápidos das 8h às 12h e das 14h às 16h.
UPA do CIS: Oferta de testes rápidos e orientações na sala de espera.
Unidade Costa Cavalcante: Oferta de testes rápidos durante a manhã.
Unidade Cordeiros: Oferta de testes rápidos e orientações na sala de espera.
Unidade Espinheiros: Oferta de testes rápidos e orientações na sala de espera.
Unidade Dom Bosco: Oferta de testes rápidos e orientações na sala de espera.
Unidade Limoeiro: Oferta de testes rápidos e panfletagem informativa.
Unidade Murta: Oferta de testes rápidos e orientações na sala de espera.
Unidade Praia Brava: Oferta de testes rápidos durante o dia.
Unidade Promorar II: Oferta de testes rápidos, orientações na sala de espera e panfletagem.
Unidade Salseiros: Oferta de testes rápidos e orientações no trânsito.
Unidade São Judas: Orientações na sala de espera durante a tarde.
Unidade São Vicente: Oferta de testes rápidos durante o dia e caminhada.
Unidade Votorantim: Oferta de testes rápidos durante o dia.
Unidade Imaruí: Oferta de testes rápidos, orientações na sala de espera e entrega de kits de prevenção.
Unidade Itaipava: Oferta de testes rápidos durante o dia.

Música Contra AIDS

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra AIDS continuam no sábado (2). As equipes da Vigilância Epidemiológica estarão mobilizadas no Mercado Público de Itajaí, a partir das 12h, para distribuir preservativos e materiais informativos sobre a AIDS. Mais tarde, a partir das 18h30, na Avenida Beira-rio, que será fechada em frente à Praça Genésio Miranda Lins, acontece o “Música Contra AIDS”, um show gratuito com as bandas Mr. McFly e Maloka Nunes. Durante o evento, os profissionais estarão orientando a comunidade sobre as infecções sexualmente transmissíveis com a distribuição de folders, preservativos e géis lubrificantes. A intenção é atingir o público mais jovem da cidade.

A programação segue durante o mês de dezembro com testagens rápidas na unidade de saúde Fazenda, dia 4; na unidade Cidade Nova II, dia 6; e na unidade Rio Bonito, dia 8. O horário da testagem nessas comunidades é das 9h às 15h.

Camisinhas poéticas

Além de contribuir com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o artista JC Ramos também leva uma mensagem de conscientização com o projeto “Camisinhas Poéticas”. Durante o mês de dezembro, ele distribuirá sete mil preservativos com uma embalagem especial. O material conta com uma poesia de autoria dele, uma ilustração e também uma mensagem. “A prevenção virou poema na eterna busca da qualidade de vida”, dizem algumas unidades.

As camisinhas poéticas serão distribuídas pela Secretaria de Saúde e motoristas de Ubers. Os preservativos também estão disponíveis na Prefeitura de Itajaí. A iniciativa de JC iniciou em 1997 e ele já levou suas frases até pra África. A proposta que visa humanizar o uso de preservativos com a poesia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS