quinta, 18 de abril de 2024
Geral
29/11/2017 | 10:48

Sexta-feira tem roda de conversa sobre a realidade do SUS

 Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, às 18h, ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ao lado do Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, uma roda de conversa do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Acadêmicos irão debater sobre as perspectivas e o cenário da saúde pública no Brasil.

O diálogo será mediado pelas acadêmicas de Direito Monike Eva, que falará da sua perspectiva enquanto mulher negra e usuária do SUS, e de Natália Garcia, que abordará a questão da deterioração de materiais e equipamentos, diante da falta de investimentos, o dito "sucateamento" da saúde pública. Acadêmicos que já participaram do VER-SUS também estarão presentes, para socializar experiências do movimento de luta em defesa do SUS.

A participação no encontro é gratuita e aberta a comunidade acadêmica e externa.

O que é o VER-SUS?

O VER-SUS é um projeto estratégico do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que acontece desde 2002, com foco na formação de trabalhadores para o SUS. A vivência consiste em um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do SUS dos territórios de abrangência. Na imersão, o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto. A iniciativa conta com a participação de viventes, que são estudantes da graduação, de ensino técnico e residentes da área da saúde; e facilitadores – atores que já participaram do VER-SUS, com organização e envolvimento do movimento estudantil, de movimentos sociais, projetos de extensão, entre outros.

Abertas inscrições para o VER-SUS 2018

O VER-SUS Foz do Rio Itajaí foi aprovado na seleção feita pelo Ministério da Saúde, Rede Unida e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A vivência ocorrerá entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2018, e terá como sede o município de Itajaí. As inscrições estão abertas no site da Rede Unida, até o dia 19 de dezembro. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui.

A agenda de atividades e conteúdo relacionado ao VER-SUS Foz do Rio Itajaí também são publicadas na página www.facebook.com/versusfozdorioitajai/.

Mais informações: (47) 3341-7537, na coordenação do curso de Enfermagem da Univali, ou pelo e-mail versusfozdorioitajai@gmail.com.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS