sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/11/2017 | 09:54

Balneário Camboriú: CTA e CISS iniciam ações para a Semana Mundial de Combate à AIDS

Ao longo do ano o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Balneário Camboriú vem realizando ações e estratégias de prevenção às hepatites e às infecções sexualmente transmissíveis (IST) como Sífilis e HIV. Estas ações serão intensificadas na Semana Mundial de Combate à AIDS que inicia em 27 de novembro até o Dia Mundial de Combate à AIDS, em 01 de dezembro. O CTA ampliará o horário de atendimento à população que é das 7h às 19h, com realização de teste rápido para o diagnóstico da doença até as 22h.

As ações alusivas à Semana de Combate à AIDS já iniciaram com palestras, rodas de conversas sobre os índices e agravos do HIV em Balneário Camboriú e distribuição de preservativos e material informativo na faculdade Avantis e na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Este trabalho está sendo realizado pelo Serviço de Psicologia do Programa Municipal de IST/AIDS do Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), que funciona em conjunto com CTA, para assistência e tratamento médico das doenças. Durante a semana as palestras serão ministradas também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

De acordo com o Serviço de Psicologia do CISS, coordenado pelo psicólogo Evandro Alves em conjunto com os estagiários da área, 20% dos pacientes, o que equivale a 300 pessoas, que iniciam o tratamento do HIV/AIDS abandonam o acompanhamento clínico ou o uso dos medicamentos. Por este motivo a equipe lançou uma campanha informativa sobre a importância do diagnóstico e da adesão ao tratamento do HIV/AIDS. Também estão sendo desenvolvidos estudos para compreender as causas do abandono e criar ações como o acolhimento dessas pessoas e a conscientização delas para a importância de retornar ao acompanhamento. “Percebemos que um grande número de pessoas apresentam dificuldades para a aceitação do diagnóstico do HIV e da necessidade de tomar os medicamentos de forma correta”, explicou o psicólogo Evandro.

Dados do Ministério Público apontam que um grande número de pessoas realizam o diagnóstico de forma tardia, apresentando comprometimentos ocasionados pela doença. O principal objetivo da Campanha e das ações da Semana de Combate à AIDS é informar, conscientizar e orientar as pessoas da importância do diagnóstico precoce para o devido tratamento com medicamentos antirretrovirais disponíveis no serviço público de saúde.

Segundo a coordenadora do CTA, a psicóloga Jacheline Hoffmann, os testes rápidos foram ampliados para todas as Unidades Básicas de Saúde e ainda algumas Especializadas. De 27 de novembro a 01 de dezembro o CTA atenderá até as 22h com realização dos testes não apenas para o diagnóstico do HIV, mas também da Sífilis e das Hepatites Virais. Ao todo são realizados no Centro cerca de 500 testes por mês, sendo que destes uma média de 15 pacientes são diagnosticados com HIV, a maioria homens de 25 a 29 anos de idade.

Os preservativos e material informativo são distribuídos durante todo o ano no CTA, CISS, Unidades de Saúde, Secretarias, quiosques das praias, Pontal Norte, Barra Sul e casas noturnas. O CISS e o CTA estão localizados na Rua 2350, n° 560, 2º e 3º piso respectivamente. Os telefones de contatos são (47) 3360-0309 e (47) 3363-6741.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS