quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/11/2017 | 09:53

Unidade Jardim Esperança promove desfile no encerramento de grupo de gestantes

As gestantes da Unidade de Saúde Jardim Esperança tiveram uma tarde especial na última semana. Para marcar o encerramento do curso, na quarta-feira (8), cerca de 40 mulheres participaram de um desfile e apresentação de dança. Também foram entregues brindes doados por empresas da comunidade e certificados de conclusão do curso de gestante.

O objetivo do grupo é realizar encontros com gestantes e usuários para atividades periódicas de socialização, troca de experiências, empoderamento social e promoção de saúde relacionada à gestação. O curso é ministrado por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a enfermeira residente R2, Suzany Olibone. Cerca de 80 mulheres participaram da ação ao longo do ano. A organização contou ainda com apoio dos agentes comunitários de saúde da unidade.

Durante os encontros, a unidade de saúde aborda o atendimento das necessidades das gestantes, seus parceiros e demais membros da família. “Sabendo que o período gestacional traz tantas transformações para as mulheres, sejam essas mudanças tanto no âmbito corporal como no emocional, o grupo de gestantes vem como uma ferramenta fundamental para garantia da abordagem integral, específica e assistencial as gestantes do município de Itajaí”, explica a enfermeira residente Suzany Olibone.

No encerramento, as gestantes do bairro participaram de um desfile e assistiram a uma apresentação de dança. Também foram mostrados vídeos de momentos do grupo durante todo ano de 2017. No evento estavam presentes gestantes, pais, familiares, empresas apoiadoras e representes da Secretaria Municipal de Saúde.

“Pra mim foi bastante importante e muito útil participar do grupo, porque algumas dúvidas foram tiradas sem nem precisar perguntar. No meu caso é a segunda gestação, mas é muito diferente, são coisas novas. Sobre o parto foi bem importante saber que a gente pode optar por uma doula ou alguém especial para ficar naquele momento contigo. O curso foi bem emocionante também, principalmente a questão do empoderamento, porque tem mulheres que deixam de se cuidar por estar gestante e na verdade é o contrário, temos que nos sentir mais bonitas em todos os sentidos. Foi muito gratificante participar, a gente tem um carinho, um aconchego que em outro lugar não encontrei”, conta a moradora Aline Cardoso.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS