sábado, 20 de abril de 2024
Geral
06/11/2017 | 10:28

Evento homenageia cursos que foram destaque em 2017

A Noite das Estrelas, evento para convidados, organizado pelo curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ocorre no dia 7 de novembro, às 19h, no auditório do bloco 7, no Campus Balneário Camboriú. Na ocasião serão homenageados os 25 docentes da Instituição que concluíram doutorado no período entre 2016 e 2017, os cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados no processo quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), os cursos de graduação que conquistaram conceito em avaliações do MEC e os estrelados no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, da Editora Abril.

Segundo o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, lançado pela editora Abril, a Univali é a melhor instituição de ensino privado de Santa Catarina e a 18ª melhor do País. A publicação identifica as melhores instituições de ensino superior brasileiras dividindo-as em apenas duas classificações: Públicas e Privadas. Entre as “Privadas” estão todas as instituições não-estatais, sejam elas Comunitárias (como a Univali), sem-fins lucrativos, ou, efetivamente privadas. Nesse ano, foram avaliados 16.797 cursos de 1.707 instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Na avaliação das formações, de acordo com a publicação, 44 cursos de graduação da Univali estão entre os melhores do Brasil. Pelo quarto ano consecutivo, o curso Turismo e Hotelaria, ministrados em Balneário Camboriú, recebeu a melhor avaliação, com cinco estrelas, classificando-se como o melhor do País.

Na sequência, com quatro estrelas, foram contemplados os cursos de Administração (Biguaçu e Itajaí), Ciências Contábeis (Itajaí), Comércio Exterior, Design de Jogos e Entretenimento Digital (Balneário Camboriú), Design de Moda, Direito (Balneário Camboriú e Itajaí), Educação Física –Bacharelado e Licenciatura (Itajaí), Farmácia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Jornalismo, Logística, Nutrição e Psicologia.

Já Administração (Balneário Camboriú e Tijucas), Arquitetura e Urbanismo (Balneário Camboriú), Biomedicina, Ciência da Computação (Itajaí e São José), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Biguaçu), Design Industrial (Balneário Camboriú), Direito (Biguaçu, São José e Tijucas), Educação Física - Licenciatura (Biguaçu), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Música (Bacharelado e Licenciatura), Oceanografia, Odontologia, Publicidade e Propaganda (Itajaí), Relações Internacionais (Balneário Camboriú e Itajaí) e Relações Públicas conquistaram três estrelas na avaliação.

Avaliações do MEC

Na maratona de processos de autorizações, reconhecimentos e renovações de reconhecimentos de cursos de graduação realizados pelo MEC, realizado em virtude da migração da Instituição para o Sistema Federal de Ensino, a Univali, entre 2016 e 2017, foram avaliados 29 cursos.

Desses, 14 receberam o conceito máximo (cinco): Administração (Balneário Camboriú), Arquitetura e Urbanismo (Balneário Camboriú), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Biguaçu e Itajaí), Design de Moda, Educação Física (Itajaí), Estética (Balneário Camboriú), Fotografia (Itajaí e Florianópolis), Gastronomia, Letras - Língua Portuguesa, Relações Internacionais (Balneário Camboriú), e Turismo e Hotelaria.

Os cursos de Administração (Tijucas, Biguaçu, Itajaí), Ciência da Computação (Itajaí e São José), Design Industrial (Balneário Camboriú), Design de Interiores (Balneário Camboriú), Design Gráfico (Balneário Camboriú), Educação Física (Biguaçu), Engenharia Química (São José), Estética (Florianópolis), Fisioterapia, Logística, Medicina e Psicologia ficaram com a nota quatro.

Entre os programas de pós-graduação da Univali, três tiveram suas recomendações ampliadas na avaliação trienal da Capes/MEC. Compostos por mestrados e doutorados, os programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e em Educação, ampliaram suas notas de conceito de quatro para cinco. Já, o Mestrado em Saúde, que mantinha a nota três, alcançou a nota quatro.

Os programas de Administração e de Ciência Jurídica mantiveram suas notas (5), assim como o programa de Ciências Farmacêuticas, que permaneceu com o conceito quatro. O mestrado em Gestão de Políticas Públicas manteve a nota de recomendação três.

Outras informações: (47) 3341-7575, com a reitoria da Univali.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS