quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/10/2017 | 09:52

Avança negociação para liberar o turismo embarcado de observação de baleias em SC

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) garantiu que apresentará ao Governo do Estado, na primeira semana de novembro, a minuta da portaria de regulamentação para o turismo embarcado para observação de baleias no Sul do Litoral catarinense. Com isto, a expectativa é que a prática, suspensa há quatro temporadas, volte a ocorrer ainda em 2018 nas cidades de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes.

A confirmação foi dada em audiência do Fórum Parlamentar Catarinense na sede do instituto em Brasília, nesta terça-feira, 17, com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Eles foram recebidos pelo diretor Paulo Faria e equipe. “Estamos comprometidos a fechar esta regulamentação até janeiro para permitir que, em 2018, esta prática volte a acontecer”, falou o diretor.

A minuta faz parte do plano de fiscalização que está sendo elaborado pelo instituto. “O turismo de observação de baleias tem uma importância muito significativa economicamente para aquela região e para o estado. Precisamos resolver esta situação”, salientou Pavan. A atividade estava suspensa desde 2013, após uma ação civil pública do Instituto Sea Shepherd.

Os diretores do ICMBio ressaltaram ainda que haverá a constante avaliação do turismo embarcado e as operadoras estão sujeitas a punições e multas, além da suspensão das atividades. Também participaram da reunião deputados federais e estaduais, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de SC, Valdir Cobalchini, e a assessora especial da Secretaria de Articulação Nacional, Giliane Zanchett.

Foto: Fernanda Rodrigues/SAN


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS