sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/10/2017 | 11:32

Baleia encalha viva em Barra Velha

Uma baleia juvenil da espécie Jubarte, com aproximadamente 8 metros e 20 toneladas, encalhou na praia da península, em Barra Velha no final da manhã desta segunda-feira, 16.
 
O animal está vivo e aparentemente apresenta pequenas lesões superficiais.  "O fato dela ter encalhado demonstra uma possibilidade dela estar enferma", explica veterinaria Adriana Steuernagel.
 
 
Equipes da Univali, Projeto Baleia Franca/Instituto Australis, Associação R3 Animal e UDESC, todas executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Santa Catarina, estão no local para realizar os procedimentos de desencalhe do animal seguindo o protocolo de encalhe de mamíferos marinhos. "É preciso esperar a maré atingir o pico máximo, pois a baleia precisa estar com pelo menos 2/3 do corpo coberto pela água", explica Jeferson Dick coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali.
 
A operação conta com mais de 20 profissionais, rebocador, barco de apoio, jet ski e todo equipamento necessário. Além do PMP-BS estão envolvidos na operaçao o Instituto Anjos do Mar, Corpo de Bombeiros, Defesa de Civil, Polícia Ambiental e Polícia Militar. 
 
 
É importante que a população respeite o cordão de isolamento e colabore com os direcionamentos da equipe.
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS