sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/09/2017 | 17:52

Ação sensibiliza para inclusão de pessoas com deficiência

Nesta semana, de 25 a 29 de setembro, nos períodos matutino e noturno, uma ação será realizada na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, nos corredores do bloco 6B, para sensibilizar a comunidade acadêmica para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. A atividade ocorre nos períodos matutino e noturno, com abordagens antes do início das aulas e durante os intervalos, alusiva ao "Setembro Verde" - mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

A comunidade acadêmica será convidada a participar de simulações, com desafios, como: subir uma rampa ou transitar por determinado trajeto utilizando uma cadeira de rodas, uma bengala ou uma muleta; caminhar com os olhos vendados ou com membros mobilizados; além de guiar uma pessoa com olhos vendados.  A atividade é proposta e conduzida pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paidéia - BC, vinculado ao curso de Direito da Univali, com envolvimento de alunos voluntários e de entidades parceiras.

Materiais informativos sobre os direitos dos deficientes, assegurados pela Lei da Inclusão e da Acessibilidade estão disponíveis no local, em apoio à iniciativa. De acordo com Ângelo Ricardo Cristoffoli, professor do curso de Direito, pesquisador do Paideia e um dos responsáveis pela ação, a proposta deve gerar reflexões e mudança de atitude nos envolvidos: "Provocaremos situações que farão com que alunos, professores e funcionários percebam alguns dos desafios enfrentados pelos deficientes", destaca.

Membros da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (Afadefi) de Balneário Camboriú, da Associação dos Quilombolas e do Núcleo de Acessibilidade da Univali também estarão presentes em algumas abordagens, que ocorrem pela manhã, por volta das 7h45 e das 9h45, e à noite, próximo das 18h45 e das 20h40.

Gincana de fotografias

O Paidéia – BC e o curso de Direito da Univali, Campus Balneário Camboriú, promovem uma gincana de fotografias relacionadas à ação do "Setembro Verde. Alunos, professores e funcionários interessados em participar devem postar a foto na página do Paidéia – BC, até as 22h do dia 29, com nome completo do autor e classificação de acesso público.

Além disso, é necessário seguir diretrizes de autorização de uso de imagem (no caso de exposição de terceiros), além de incluir na postagem as seguintes informações: modelo da câmera fotográfica utilizada, se a foto é original (sem edições) ou se houve manipulação digital do arquivo. Os autores das 20 fotografias mais curtidas no Facebook receberão certificado de classificação, que pontua como atividade de extensão. O resultado final da gincana será publicado na página do Grupo, no dia 3 de outubro, a partir das 18h.

Mais informações: (47) 3261 – 1244, no Grupo Estudo, Pesquisa e Extensão Paidéia- BC.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS