quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/09/2017 | 15:56

Vice-reitor da Univali receberá Comenda de Mérito do Crub

Valdir Cechinel Filho, professor, pesquisador e vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), receberá, no dia 2 de outubro, a Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

O pesquisador será homenageado por sua relevante contribuição à educação superior brasileira. A cerimônia de outorga da Comenda terá início, às 20h, e integra a programação da 6ª edição do Fórum de Reitores do Crub, que ocorre nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Eventos do Campus Univali em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Natural de Urussanga, em Santa Catarina, Cechinel é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, é pesquisador 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamerricana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiada pelo CYTED e CNPq. 

Como pesquisador, atua, ainda, como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados. É autor de diversos livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de oito depósitos de patentes nacionais e internacionais. Ele, também, participa ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas.

É a primeira vez que esta premiação é concedida. Ela destaca profissionais de instituições de ensino superior com desempenho reconhecido nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, ou com projetos destacados em favor destas áreas, que tenham trazido importantes contribuições à educação superior brasileira.

A divulgação oficial da escolha de Cechinel ocorreu na noite de terça-feira, 19 de setembro, em Brasília. Concorreram, nomes expoentes da educação superior brasileira, bem como professores e pesquisadores de renomadas instituições de ensino, pesquisa e pós-graduação no Brasil.

Balneário Camboriú reunirá reitores de universidades de todo o Brasil

Ética e a Universidade é o tema norteador da 6ª edição do Fórum de Reitores do Crub. O evento ocorre nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Eventos do Campus da Univali em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

A abertura solene do Fórum será na tarde do dia 2 de outubro, seguida da palestra de abertura “A ética da sociedade – compromissos da Educação”, ministrada, às 18 h, por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A atividade será seguida da outorgada de Comenda de Mérito do Crub.

No segundo dia, além da programação habitual do Fórum, ocorrerá a abertura da Plenária Eletiva do Crub que, na ocasião, elegerá a nova diretoria do Colegiado para o biênio 2017/2019. A programação da manhã contará também com a palestra sobre os novos critérios de Avaliação, Pós-graduação e Financiamento da Educação Superior.

Essa edição do Fórum contará também com a presença do Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP) e da equipe do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que tratarão do Projeto de Melhoria dos Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional. Também ocorrerá apresentação da Prestação de Contas do Crub – Exercício 2016 e o resultado e posse da nova diretoria do Conselho de Reitores.

O Fórum é uma realização do Crub, com organização da Univali e Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), patrocínio da Educa+Brasil e da Canvas, além de contar com o apoio da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

O evento é aberto a todos os dirigentes de todos os segmentos universitários, bem como seus pró-reitores, coordenação e corpo docente. As inscrições, assim como mais informações sobre a programação do evento estão acessíveis em www.univali.br/crub. Elas custam R$150 para associados do Crub e R$300 para não-associados.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS