sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/09/2017 | 11:09

Pesquisadores do Lite/Univali aprovam oito artigos no CBIE 2017

Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), aprovaram oito artigos para apresentação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), que ocorre entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Recife, Pernambuco.

Dos artigos aprovados, cinco serão apresentados no Workshop de Informática na Escola (WIE), que tem como foco a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas. São eles:

  • "Características do Pensamento Computacional desenvolvidas em Aprendizes do Ensino Médio por meio de Atividades Makers", de autoria de Eduardo Borges Gomes e Julia Peron Metzger, estudantes do curso de Engenharia da Computação; Larissa Aparecida Cucco e Felipe Teixeira de Souza, estudantes do curso de Engenharia Mecânica; Gustavo Loureiro Ramos, estudante do curso de Engenharia de Produção; Marli Fátima Vick Vieira, doutoranda em Educação; André Luiz Maciel Santana, professor nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação; e André Luís Alice Raabe, professor nos cursos de Ciência da Computação, mestrado em Computação Aplicada, mestrado e doutorado em Educação e do Colégio de Aplicação da Univali.

  • "A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica", de autoria de Eduardo Borges Gomes; Julia Peron Metzger; Marli Fátima Vick Vieira; André Luís Alice Raabe; André Luiz Maciel Santana; e Raphael da Silva, egresso do curso de Engenharia Mecânica.

  • "Scratch Jr - Brincando em Família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar", de autoria de André Luiz Maciel Santana; André Luís Alice Raabe; Julia Peron Metzger; Clara Maciel; Alisson Steffens Henrique, estudante do curso de Ciência da Computação; Luís Felipe Maciel Santana, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo; Annelize da Costa Pedro Maciel, egressa do curso de Engenharia Mecânica e estudante do curso de Nutrição.

  • "Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino", de autoria de André Luiz Maciel Santana; Larissa Aparecida Cucco; André Luís Alice Raabe; Luís Felipe Maciel Santana; Gustavo Loureiro Ramos; e Elieser Ademir de Jesus, professor nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Música e do Colégio de Aplicação da Univali.

  • "RoPE - Brinquedo de Programar e Plataforma de Aprender", de autoria de André Luís Alice Raabe; André Luiz Maciel Santana; Felipe Teixeira de Souza; Raphael da Silva; Rodrigo Ramos Martins, mestrando em Computação Aplicada; e Tatiane Aparecida Martins do Rosário, mestranda em Educação.

Duas pesquisas integrarão o Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (Walgprog). São elas:

  • "Um Instrumento para Diagnóstico do Pensamento Computacional", de autoria de André Luís Alice Raabe; André Luiz Maciel Santana; Natália Ellery e Filipe Gonçalves, mestrandos em Computação Aplicada.

  • "A Experiência de Implantação de uma Disciplina Obrigatória de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica", de autoria de André Luiz Maciel Santana; André Luís Alice Raabe; Natália Ellery; Elieser Ademir de Jesus; Eduardo Silva e James Bombasar, mestrandos em Computação Aplicada.

Por fim, o artigo "Desenvolvimento e avaliação de modificação do jogo minecraft para estimular o pensamento computacional em estudantes do ensino médio", de autoria de André Luiz Maciel Santana; e Paulo Eduardo Martins, egresso do curso de Ciência da Computação e mestrando em Computação Aplicada, será apresentado no Concurso de Tese e Dissertações (CTD), na modalidade: Trabalho de Conclusão de Curso.

Segundo Andre Luiz Maciel Santana, pesquisador do Lite, o resultado demonstra a integração na Univali entre pesquisa, ensino e extensão, uma vez que os trabalhos se apropriam de metodologias científicas, são executados por estudantes de diferentes cursos de graduação e geralmente aplicados na comunidade: "Os trabalhos publicados ajudam a fomentar o pioneirismo da Instituição em produzir tecnologia e conteúdo de forma integrada a comunidade e com tantos centros de conhecimento em áreas diferentes", conclui.

Outras informações: (47) 3341-4235, com a coordenação do Lite/Univali.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS