quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/09/2017 | 15:38

Teatro incentiva consumo de pescado na infância

Até sexta-feira (15), 10 apresentações serão realizadas em escolas dos bairros Cordeiros, Itaipava, Dom Bosco e Fazenda. A peça teatral "A tartaruga" é gratuita e tem como objetivo ensinar para os estudantes, sobre os benefícios da alimentação saudável e de consumir peixe.

As ações nas escolas de Itajaí fazem parte da campanha que pretende aumentar o consumo de peixe no País e oferecer mais saúde aos brasileiros. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas – ONU, o consumo de pescado no Brasil é inferior a 10 quilos por habitante ao ano, enquanto a média mundial é de 20 quilos per capita por ano. Apesar de todos os benefícios que os peixes proporcionam para a saúde, muitas famílias ainda desconhecem.

As peças teatrais são promovidas pela maior empresa de pescados em conserva na América Latina, que também participa da 14ª edição Semana do Peixe.

“Estamos muito felizes com a nossa 7ª edição da Semana do Peixe no município de Itajaí. Temos como missão neste projeto através de uma peça teatral e de maneira bem lúdica conscientizar as crianças e participantes desta semana sobre a importância do consumo do pescado, rico em nutrientes, vitaminas e proteínas. Queremos com esta ação contribuir com a busca contínua pela alimentação saudável”. Rochelli Kaminski, Diretora de Recursos Humanos da Gomes da Costa.

Na infância, o pescado é essencial na alimentação. O consumo regular de peixe, pelo menos duas vezes por semana, proporciona uma série de benefícios à saúde da criança. Segundo o Ministério da Saúde, nutrientes como iodo, ácidos graxos e ômega-3 são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central e cognitivo das crianças. Já o cálcio, fósforo e zinco fortalecem dentes, ossos e auxiliam no correto funcionamento muscular. Também previnem doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. O peixe pode ser introduzido na alimentação da criança a partir dos seis meses de idade, por meio de papas salgadas. Além disso, peixes como sardinha, tainha e atum são de fácil preparo, baratos e ótimas fontes de ômega 3.

É sobre tudo isso que as crianças vão aprender durante essa semana, dentro da escola. De forma lúdica, o grupo teatral de Itajaí 'Ilustríssimo Senhores', traz a história da tartaruga, que envolve uma floresta com vários animais, alguns que já estão fracos e cansados e outros com bastante disposição, boa memória e saúde. A diferença entre eles ? Uma boa alimentação e rica em pescados.

 

Programação:

 

Terça – 12/09

  • 8h – E.E.B - Escola Elizabeth Konder – Bairro: Cordeiros
  • 10h – Parque Dom Bosco
  • 14h – Parque Dom Bosco  
  • 16h – E.E.B - Elizabeth Konder – Bairro: Cordeiros

 

Quarta – 13/09

  • 14h – CEI Rosinha de Souza – Bairro: Cordeiros
  • 16h – CEDIN – Centro de Educação de Tempo Integral – Bairro: Fazenda

 

Sexta-feira – 15/09

  • 10h e 14h – E.E.B Profª Maria Dutra Gomes – Bairro: Dom Bosco
  • 08h e 16h – E. E.B Francisco Celso Mafra – Bairro: Itaipava.

 

Sinopse da Peça Teatral:

 

"A Tartaruga" 

 

Uma floresta... onde existiam todos os tipos de bichos que se pode imaginar. Mas o animal mais interessante era a Tartaruga, que já estava tão velhinha, tão fraquinha, que não conseguia fazer mais nada! O Sr. Tatu, jovem e saudável, faz a ela uma visita e revela seu grande segredo de saúde: a alimentação saudável! A Tartaruga vai até a feira da floresta para iniciar as novas receitas, mas espertinha como era e dinheiro que ela não tinha... ela inventa uma maneira (nada honesta) de conseguir os alimentos. O Rei Leão inicia uma investigação e envia seu fiel súdito – o Macaco – para esta empreitada. O Macaco descobre as falcatruas da Tartaruga e, percebendo que falta "saúde intelectual" para aquela idosa réptil, a ensina sobre todas as vantagens em comer peixe. Ela come e sente mil ideias nascerem em sua mente! Relembra seus tempos de juventude, quando fazia parte de uma banda e decide ganhar dinheiro com música. Tudo termina em uma grande festa !

-- 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS