sábado, 20 de abril de 2024
Geral
12/09/2017 | 14:22

Formação Estética e Poética apresenta trabalhos com foco na dramaturgia shakespereana

Com o objetivo de oferecer conhecimento sobre um dos mais influentes dramaturgos do mundo, Willian Shakespeare, o Grupo Porto Cênico Itajaí promove a 7ª Formação Estética e Poética. A programação gratuita será realizada entre os dias 21 e 24 de setembro, na Casa da Cultura Dide Brandão. O evento foi contemplado com o edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Fundação Cultural de Itajaí.
 
A programação do evento traz duas apresentações do espetáculo “O Banquete de Ricardo” (baseado no texto Ricardo III); uma “aula espetáculo” com a atriz Heloíse Baurich Vidor criada a partir da tragédia de Macbeth; uma palestra com o diretor teatro Dr. André Carreira com mediação do artista Osmar Domingos sobre a dramaturgia de Shakespeare; e uma mesa redonda intitulada “A experiência atorial para novas narrativas a partir de Shakespeare”, com as atrizes Heloíse Baurich Vidor e as atrizes do Porto Cênico: Valéria de Oliveira, Aline Barth e Caroline Carvalho.
 
O evento é composto por atividades artísticas para que junto das discussões levantadas pelas obras possa oferecer também um desfrute estético e poético, o que facilitará a compreensão dos temas abordados e abrirá novos olhares e percepções sobre a experiência social e política vivida no país. 
 
Evento Formação Estética e Poética
Há cinco anos o Grupo Teatral Porto Cênico promove o evento “Formação Estética e Poética”. A cada ano traz uma temática diferente e foi idealizado para promover formação teatral, uma vez que nossa cidade carece de órgãos como faculdade, conservatório ou escolas de teatro oficiais. É um evento que atinge a comunidade artística e a comunidade geral, sempre com a ideia de discutir, criar e refletir sobre temáticas diferentes.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
21 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA
 
Palestra “As relações de poder e humanas na contemporaneidade a partir de Ricardo III”, texto de William Shakespeare
Com Dr. André Carreira - UDESC Florianópolis
Mediador: Osmar Domingos – Itajaí
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Sinopse: A palestra propõe fazer uma reflexão de como se  estruturam as relações de poder nos tempos atuais. E toma a matriz shakespeariana como disparador do jogo do medo, da traição e da ambição.
 
 
22 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA
 
Espetáculo “O banquete de Ricardo”
Com Grupo Porto Cênico (Itajaí-SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 20 horas
Entrada: Gratuita
Limite de público: 40 pessoas – retirada de ingresso uma hora antes
Sinopse: Escrito em 1592 o texto “Ricardo III”, de Willian Shakespeare, foi o ponto de partida para a montagem. O espetáculo apresenta a história de Ricardo III, Rei da Inglaterra, morto em 1482, por meio da narrativa de três rainhas: Margarida, Elizabeth e Ana. O espetáculo apresenta um tema muito contemporâneo, que é a luta descontrolada pelo poder. Fala de traição, corrupção e mentira.
 
23 DE SETEMBRO | SÁBADO
 
Mesa redonda
“A experiência atorial para novas narrativas a partir de Shakespeare”
Com: Heloise Vidor (UDESC-Florianópolis/SC) e as atrizes do Grupo Porto Cênico Valéria de Oliveira, Aline Barth e  Caroline Carvalho
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Sinopse: Mesa redonda: As atrizes farão considerações sobre suas atividades atoriais ao longo da construção de seus expetáculos, considerando as relações que experimentaram com os textos de Shakespeare em tempos contemporâneos .
 
 
Espetáculo “Uma Lady Macbeth”
Com Heloise Vidor (Florianópolis/SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Sinopse: É um espetáculo solo, inspirado no modelo de ‘aula espetáculo’, criado a partir da tragédia Macbeth de William Shakespeare. O desenrolar desta aula-espetáculo procura aproximar o espectador da trama, através da aparição de seus principais personagens: Macbeth e Lady Macbeth, compartilhando e assumindo a dificuldade de contar esta história tão rica de detalhes e acontecimentos extraordinários.
 
24 DE SETEMBRO | DOMINGO
 
Espetáculo “O banquete de Ricardo”
Com Grupo Porto Cênico (Itajaí-SC)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 20 horas
Entrada: Gratuita
Limite de público: 40 pessoas – retirada de ingresso uma hora antes
Sinopse: Escrito em 1592 o texto “Ricardo III”, de Willian Shakespeare, foi o ponto de partida para a montagem. O espetáculo apresenta a história de Ricardo III, Rei da Inglaterra, morto em 1482, por meio da narrativa de três rainhas: Margarida, Elizabeth e Ana. O espetáculo apresenta um tema muito contemporâneo, que é a luta descontrolada pelo poder. Fala de traição, corrupção e mentira. Uma situação muito similar a que estamos vivenciando no Brasil.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS