quinta, 18 de abril de 2024
Geral
05/09/2017 | 09:42

Balneário Camboriú: Enfermeira da UBS Central realiza trabalho voluntário de ecografia com gestantes detentas

É através da ecografia, técnica utilizada para desenhar e pintar bebês na barriga de gestantes, que a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, Priscila Pimentel, leva um pouco mais de alegria para as gestantes, que estão no Presídio Regional de Itajaí. O trabalho é voluntário e além da ecografia, Priscila também realiza o pré-natal das detentas.

Este é o segundo ano em que a enfermeira atua neste projeto. Ela conta que sempre desejou realizar um trabalho voluntário no presídio e após o contato com a direção do local, percebeu que o interesse em humanizar o atendimento das gestantes era mútuo.

Questionada sobre a importância de projetos como este, Priscila diz que é difícil medir o quanto é significante para elas. “Eu não sei definir, mas elas sabem. Já aconteceu de eu terminar uma pintura, a gestante me olhar com os olhos cheios de lágrimas e agradecer. Elas se olham no espelho e ficam emocionadas, encantadas”, contou.

As visitas para o pré-natal acontecem semanalmente, já a ecografia, somente uma vez a cada dois meses. O processo é um pouco demorado, porque primeiramente é necessário verificar como o bebê está posicionado dentro da barriga, com o auxílio de um sonar e apalpação, para só então começar a pintar.

Além do presídio, Priscila também trabalha com os desenhos na Unidade Básica de Saúde Central, na qual atua. Gestantes que residem no Centro, Pioneiros ou Praia dos Amores e têm interesse em conhecer mais a respeito da Ecografia, basta buscar pela enfermeira na UBS Central, na Rua 1500, nº 1100 - Centro - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS