quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/08/2017 | 13:52

PM detalha Rede de Vizinhos na ACII para comerciantes e moradores da região central de Itajaí

Segurança é um interesse de todos e para que haja maior engajamento da comunidade na busca por uma cidade com menos violência, é de suma importância a participação mútua. Seguindo a filosofia de Polícia Comunitária nasceu o Programa Rede de Vizinhos, que foi implantado em Itajaí em janeiro e foi apresentado ontem, 15 de agosto, durante a Reunião Plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), pelo subcomandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí, major Luiz Carlos dos Santos e pelo chefe de operações do 1º BPM, capitão Rodolfo Fernandes Batista.

 O objetivo da reunião era sensibilizar e esclarecer a dinâmica da Rede de Vizinhos para os comerciantes e moradores da região central da cidade para filosofia da aproximação. Nada mais é, que o resgate do sentimento de comunidade que perdemos de um tempo para cá”, frisou o major Luiz Carlos.

 O capitão Batista detalhou que o programa consiste na criação de um grupo de WhatsApp, que é administrado pela Polícia Militar, onde são compartilhadas informações ligadas à segurança ou sobre movimentações suspeitas naquela localidade onde o grupo é instituído. “Participam cidadãos que moram na mesma rua, vizinhos ou comerciantes, alguém observa alguma atitude suspeita e repassa a informação, até que a polícia seja acionada”, explicou.

 Nos bairros onde há a Rede de Vizinhos, todas as residências ou estabelecimentos comerciais são identificados por uma placa e também há nas viaturas da polícia, tablet´s conectados com os grupos dos bairros os quais fazem rondas frequentes. Lembrando, que no caso de emergência é indispensável a ligação para o 190.

 

Já o chefe de operações do 1º BPM, capitão Rodolfo Fernandes Batista, detalhou a dinâmica da Rede de Vizinhos e enalteceu a importância da participação da comunidade

 

Por fim, o capitão Batista enfatizou que integra todos os grupos de Rede de Vizinhos já existentes e que a participação da comunidade é muito importante para que o programa obtenha sucesso. “Não estamos em todos os lugares, é a comunidade que nos auxilia e já foi possível combater diversos crimes com base em informações da rede. No bairro Santa Regina os crimes de furto caíram muito depois da implantação”, enfatizou.

 O vice-presidente de Segurança da ACII, Gaspar Laus, que na ocasião presidiu a reunião, parabenizou a iniciativa da PM em utilizar a tecnologia para estar mais próxima da comunidade. “Essa aproximação é muito importante, a comunidade sente que a Polícia está mais próxima dela, se sente mais segura e por outro lado, também sente que pode dar a sua contribuição por uma cidade melhor para se viver”.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS