terça, 16 de abril de 2024
Geral
11/08/2017 | 10:20

Shows do Quinteto Enraizados e Daniel D´Alcantara encerram o ITAJAZZ 2017

O ITAJAZZ – Grandes Encontros chega ao final de mais uma edição com Shows do Quinteto Enraizados (SC), que mescla ritmos sul-americanos ao jazz, e do trompetista Daniel D´Alcantara (SP), que se apresenta com a Banda Itajazz, nesta sexta, 11/08, a partir das 21 horas, no Mercado Público de Itajaí. A entrada é franca.

A Mostra reuniu de 08 a 11 de agosto grandes talentos do cenário regional e nacional, em apresentações de trabalhos autorais e releituras de clássicos do Jazz e da Música Brasileira. Na terça (08) o ITAJAZZ foi palco dos shows de Bruno Moritz Trio, e de Lily Blumerants; na quarta (09) das apresentações de Gandhi Martinez Quinteto, e de Leo Garcia; e na quinta (10) os shows do Música Orgânica e de Mario Conde foram a tônica da noite.

Primeiro evento do gênero em Itajaí, há 22 anos o Itajazz promove Grandes Encontros. Em 2017 a programação foi composta de música autoral e standards de jazz e música popular brasileira. Na Mostra Regional, que abriu as noites, os compositores executaram seus trabalhos acompanhados de suas formações, já nos Grandes Encontros, os artistas convidados se apresentaram com a Banda Itajazz mesclando temas autorais e clássicos do jazz.

A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também faz a abertura da tradicional Jam Session, a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

 

CHAPÉU SOLIDÁRIO PARA O MÚSICO ALEXANDRE RIBEIRO

Não haverá cobrança de ingresso ou couvert artístico, no entanto, em solidariedade a um dos maiores clarinetistas da atualidade, o músico Alexandre Ribeiro (SP), será passado o tradicional chapéu. Ale Ribeiro está enfrentando o desenvolvimento de alguns tumores nas regiões lombar e torácica da medula espinhal. O único método possível de recuperação é cirúrgico, muito provavelmente seguido de radioterapia e, possivelmente, também quimioterapia, e o tratamento custará mais de R$ 100.000,00. O dinheiro arrecadado nas quatro noites de Itajazz será destinado ao tratamento. Músicos de todo o Brasil têm feito este tipo de ação para ajudá-lo.

 

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

Em 1992 os músicos Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, reuniam-se em casa para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Beto Lopes, Renato Borghetti, Guinha Ramires, Bebe Kramer, Jorginho do Trompete, Ana Paula da Silva, Luiz Meira, Dr. Cipó, Sandro Haick, João Pedro Teixeira e Sergio Coelho.

 

QUINTETO ENRAIZADOS 

Vários países, cidades, linguagens artísticas e estilos musicais. A diversidade sem dúvidas é uma das características marcantes deste projeto musical e do primeiro CD do Quinteto Enraizados, lançado em 2016. O grupo é formado por músicos oriundos de diferentes localidades do Brasil e Argentina que encontraram na cidade Joinville (SC) a base para a realização de suas experimentações musicais. Integram o Quinteto Enraizados os músicos Marcos Archetti (contrabaixo), Edilson Forte (piano), Gledison Zabote (saxofones), Rafael Vieira (bateria) e Gabriel Vieira (violino).

Neste trabalho, que leva o nome do grupo, é possível perceber as influências musicais tanto brasileiras como argentinas mescladas ao jazz. O Quinteto Enraizados desenvolve um repertório formado na sua totalidade por composições próprias. Para Marcos Archetti o Enraizados simboliza o encontro humano através da arte, uma busca de identidade, mas sem se limitar ao mais próximo e familiar, senão com o claro desejo de transcender fronteiras não só físicas, mas também culturais. Apesar de Enraizados em lugares, costumes e sons que não são aqueles de onde eles vêm, os músicos encontraram uma linguagem própria e comum que se traduz numa proposta artística original.

O projeto iniciou como um duo formado pelos músicos Marcos Archetti, de La Plata, estado de Buenos Aires - Argentina; e Edilson Forte (Tatu), de Ourinhos, estado de São Paulo - Brasil. Os dois artistas encontraram-se na cidade de Joinville - Santa Catarina, numa busca musical de corações abertos, porém com um sentimento forte das suas culturas musicais. Nessa mistura apareceram composições autorais e releituras de músicas de artistas como: Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla, Rubén Rada e Egberto Gismonti, entre outros.

Tratou-se de uma busca que procurou não apenas aprofundar, mas também ampliar a linguagem da música popular de raiz, dentro de uma conversa entre piano e contrabaixo numa interação repleta de situações que iam da musica cuidadosamente arranjada à extrema liberdade e improvisação.

Posteriormente o duo incorporou mais músicos até tornar-se um quinteto. Primeiramente agregou ao grupo o saxofonista Gledison Zabote e logo após o baterista Rafael Vieira (depois da passagem de Mauro Borghezan) e finalmente Gabriel Vieira, no violino. Esta formação permitiu ao grupo encarar um trabalho de arranjos mais elaborados, além de abrir exponencialmente as possibilidades de combinações de timbres e orquestração, sempre dentro da linha original, onde a interação e a improvisação também têm papéis muito importantes.

 

SOUNDCLOUD:

https://soundcloud.com/user-380621963

 

FACEBOOK:

www.facebook.com/quintetoenraizados 

 

LINK PARA MÚSICA:

 

Quinteto Enraizados - ENRAIZADOS (Marcos Archetti) - CD Enraizados

https://www.youtube.com/watch?v=FF7tYF-k_t4

 

----------------------------------------------------------

 

DANIEL D’ALCANTARA

Bacharel em Trompete pela Universidade de São Paulo (ECAUSP), iniciou seus estudos musicais com seu pai, o trompetista Magno D’Alcântara. De 1992 a 1998, integrou a Orquestra Experimental de Repertório. Lecionou em vários eventos musicais, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2000), Festival de Verão de Brasília (2000 e 2001), Festival de Inverno de Tatuí/SP (2002 e 2004), Oficina de Música de Curitiba (2006/09/10 e 2012), além de ter feito parte do corpo docente do Conservatório Musical de Tatuí, como professor de Trompete Popular MPB, por cinco anos (1997/2002).

Participou de turnês de rock no Brasil, com a banda Deep Purple e o cantor Alice Cooper, além de acompanhar grandes artistas nacionais como João Donato, Roberto Menescal, Ivan Lins, Leny Andrade, Joyce, Claudete Soares, Filó Machado, Rosa Passos, Milton Nascimento, Max de Castro, Pedro Mariano, Eugenia Melo e Castro.

Em 2001 gravou seu primeiro CD, "Horizonte", em parceria com o baterista Edu Ribeiro. Participou do "Chivas Jazz Festival 2003", integrando o noneto do saxofonista americano Lee Konitz. Como solista convidado da Orquestra Jazz Sinfônica, participou de duas estreias mundiais, sendo uma em 2004, com a obra "Thaddeus", de Alexandre Mihanovich, e em 2005, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, com a obra "Brasilianas Nº 4", de Cyro Pereira (sob a regência do próprio compositor).

Desde abril de 2005, a convite da fábrica de instrumentos musicais Weril, ministra Workshops de Música Instrumental Brasileira em diversos Conservatórios e Universidades na Europa, passando por países como: Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Estônia e Espanha. Em 2007 participou da Big Band formada por músicos brasileiros para executar as obras da Maestrina e Compositora Maria Schneider, sob regência da própria, no Festival de Jazz de Ouro Preto/MG.

Atualmente leciona no Centro de Estudos musicais Tom Jobim (ULM), Faculdade Souza Lima/Berklee e também na Escola Municipal de Música de São Paulo. É integrante da "Soundscape Big Band Jazz" como também é trompetista solista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e participa constantemente de gravações e shows de música instrumental brasileira.

 

SITE:

http://danieldalcantara.com/

 

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/DanielDAlcantaraTrompete/

 

LINKS PARA MÚSICAS:

 

Daniel D'Alcantara Quinteto Ao Vivo SESC IPIRANGA

https://www.youtube.com/watch?v=_oj4lT1v9pY

 

Daniel D'Alcantara Quinteto – SAMBA VISCOSO (Daniel D'Alcantara)

https://www.youtube.com/watch?v=E59znQVWNVk


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS