sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/07/2017 | 07:46

Balneário Camboriú: Centro de Fisioterapia e Reabilitação comemora 20 anos nesta quarta-feira

O Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) de Balneário Camboriú completou no último domingo (23), 20 anos de funcionamento. Para comemorar a data, nesta quarta-feira (26), o local será decorado com balões para receber os pacientes que serão recepcionados com frutas. A recepção de aniversário inicia às 8h30. O CEFIR foi inaugurado no dia 23 de julho de 1997 e abriu portas para este segmento em outros municípios do Estado, sendo a primeira unidade de saúde especializada em fisioterapia de Santa Catarina.

De acordo com o primeiro fisioterapeuta do Centro, Paulo Crocomo, que é servidor público há 26 anos e participou do projeto de criação do CEFIR acompanhando toda a sua história, os serviços de atendimentos eram realizados em outra cidade e terceirizados por clínicas particulares que atendiam pelo SUS. A iniciativa de ter uma unidade de saúde especializada em fisioterapia na cidade surgiu com aumento das demandas, ultrapassando a capacidade de atendimento das clínicas terceirizadas. “Foi uma novidade na época. O serviço deu tão certo que serviu como referência e se expandiu para outras prefeituras, sendo que os pacientes são os nossos principais motivadores para este trabalho”, comenta o profissional.

O prédio atual do CEFIR foi construído em 2007 e conta com amplas salas de atendimento para reabilitação dos pacientes, além de quatro consultórios onde 16 fisioterapeutas realizam os atendimentos, por encaminhamento de um profissional da saúde à fisioterapia. Para ser atendido no Centro o paciente precisa ter cadastro na rede municipal e passar por uma triagem, que prioriza a necessidade de cada um, para a colocação na lista de espera. Os casos pós-operatórios, pessoas que passaram por cirurgias, por exemplo, são considerados mais urgentes para o início do tratamento. “Esse serviço é fundamental principalmente para a gente que precisa da fisioterapia e não tem recursos financeiros para o tratamento”, opina Luciano Jorge, de 42 anos, que passou por uma cirurgia de coluna e faz tratamento para não perder os movimentos da perna.

Áreas de atuação do CEFIR:

O Centro de Fisioterapia e Reabilitação de Balneário Camboriú oferece serviços na área de fisioterapia em ortopedia, fisioterapia a pacientes com distúrbios neurológicos tendo a área de neuropediatria, que atende crianças com necessidades especiais, fisioterapia respiratória e uroginecológica que trata, entre outros, problemas de incontinência urinária e fecal. A unidade de saúde especializada oferece ainda a acupuntura em fisioterapia, que por meio do relaxamento trata a ansiedade, a normalização das funções alteradas e o controle da dor.

Os profissionais utilizam como recursos aparelhos na eletroterapia (tratamento por eletroestimulação), hidroterapia em turbilhão (tanques com água aquecida que funcionam como hidromassagem), cinesioterapia (aparelhos como esteira, bicicleta, barras e outros) e um dos recursos mais eficazes da fisioterapia que é a terapia manual por meio dos próprios fisioterapeutas.

O CEFIR conta ainda com o serviço de transporte de pacientes com prévio agendamento da unidade. Está localizado na Rua México, nº 875, Bairro das Nações. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Telefone (47) 3367 9300.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS