sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/07/2017 | 09:46

ITAJAÍ: Reunião define metas para coibir o uso do cerol em linhas de pipa

Nesta terça-feira (18) o uso do cerol em linhas de pipas foi debatido na Câmara de Vereadores de Itajaí. A reunião contou com a presença de vereadores, representantes das forças de segurança, conselheiros tutelares, funcionário da Celesc e representantes do Poder Executivo.
Ficou definido que o Legislativo irá propor emendas à lei 3895/2003 que trata sobre a proibição da comercialização e de uso do cerol ou qualquer material cortante em linhas usadas para empinar pipas. A proposta pretende especificar alguns itens e detalhar quem irá atuar na fiscalização. O Executivo deverá regulamentar a lei após as alterações serem aprovadas.
A prática de soltar pipas também tem gerado prejuízos a economia e ao cidadão. De acordo com Luiz Carlos Xavier, engenheiro da Celesc Itajaí, no mês de julho 25% das ocorrências envolvendo queda de luz na cidade foram ocasionadas pelas linhas na rede elétrica. A cada quatro quedas de energia, uma envolve o uso de papagaios.
Outro dado preocupante foi levantado pelo médico e Secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, que informou que 7% dos acidentes de trânsito no Brasil possuem relação direta com a brincadeira de soltar pipa. Ele alerta que o corte no pescoço pode ser fatal.
Os bairros onde ocorrem a maior incidência de reclamações são Cidade Nova, Murta, Cordeiros e São Vicente. Segundo Alan Roger Schnaider, representante da secretaria de educação, nos próximos meses serão intensificados os trabalhos educativos na rede de ensino municipal.
O debate é promovido pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Civil da Casa, devido ao alto número de reclamações de perturbação do sossego, problemas com violência física, quedas de lajes e acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
A Comissão é composta pelos vereadores Rubens Angioletti (PSB), presidente, Thiago Morastoni (PMDB), vice-presidente e Fabricio Marinho (PPS), relator. “A pipa é uma prática sadia, o cerol é uma arma que mata pessoas. Quem usa o cerol em uma brincadeira pode tirar vidas”, diz Angioletti.

Fotos: Davi Spuldaro / CVI


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS