sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/07/2017 | 14:03

Codetran inicia campanha de conscientização de pedestres

A um mês do Dia Internacional do Pedestre, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) inicia hoje (07) uma campanha educativa no calçadão da Hercílio Luz, das 14h às 17h. Com a coordenação da diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), os pedestres serão orientados quanto ao comportamento em vias públicas. A ação será realizada durante um mês e também será estendida aos motoristas.

“Iniciamos hoje um mês de atividades para conscientizar os pedestres, mas também os condutores de veículos que devem respeitar, principalmente, a faixa de segurança. A conscientização das pessoas sempre será a melhor estratégia para termos um trânsito mais seguro” destaca o coordenador de Trânsito, Robson Allan Costa.

O Dia Internacional do Pedestre é comemorado em 8 de agosto. A data é uma lembrança ao cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e que também utiliza o espaço nas ruas.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (2014) mostram que mais de oito mil pedestres morrem por ano quando envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil. Durante as ações, serão distribuídos informativos com dicas para garantir a segurança de todos envolvidos no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e demais veículos.

Um dos materiais é referente à campanha “Antes de sair pense como quer voltar”, a qual sugere que todos devem refletir sobre suas ações no trânsito, antes mesmo de sair de casa. Outro flyer integra a campanha “Sinal pela Vida: respeite a faixa”. Os pedestres são alertados que devem sempre demonstrar a sua intenção de realizar a travessia, mesmo quando estiver na faixa de segurança.

“Nosso objetivo durante este mês de ações é lembrar a população que todos somos pedestres, em algum momento saímos dos veículos e viramos pedestres. Respeite para ser respeitado”, reforça o diretor da Edutran, Jackson Neri da Camara.

Para o lançamento da campanha, a Edutran realizará hoje a ação educativa no calçadão da Hercílio Luz, das 14h às 17h. Nas próximas semanas serão realizadas outras ações com pedestres e também com condutores de veículos, encerrando as atividades no dia 08 de agosto.

Dicas de segurança para os pedestres no trânsito

- O trânsito é um ambiente coletivo, mantenha-se atento aos demais. Nas ruas, o maior sempre deve cuidar do menor, mas não significa que os menores não tenham responsabilidades. Os ônibus e caminhões cuidam com os carros, que cuidam com as motos e bicicletas. E todos cuidam do pedestre, que também deve cuidar de si mesmo.

- Preste atenção no trânsito, evite o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda. As condições de visão, audição e reflexos são importantes para a segurança. Ouvir música enquanto atravessa uma rua, por exemplo, impede que se ouça a buzina de um carro. Olhar para o celular pode fazer que você não veja uma moto durante uma conversão ou tantas situações comuns que poderiam ser evitadas.

- Olhe bem para os dois lados e antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e você esteja na faixa de pedestres. Tenha certeza que o motorista está vendo você. Atravesse sempre na faixa e respeite a sinalização, mas nunca deixe de conferir se o motorista ou motociclista percebeu seu movimento.

- Use sempre a faixa ou passarela e, se não for possível, procure um trecho de onde possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da via. Nos pontos sem faixa de pedestre, passarela, ou sinalização especifica, busque alternativas seguras.

- Não passe pelo meio dos carros parados no semáforo e evite passar por trás de ônibus, bancas de jornal ou qualquer outro empecilho que dificulte a visão de quem estiver dirigindo. Na cidade, a maior parte dos atropelamentos resulta em ferimentos.

- Respeite a sinalização e ande sempre pela calçada. Não tenha pressa no trânsito.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS