quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/06/2017 | 09:36

ITAJAÍ: Museu Etno-arqueológico completa sete anos aberto ao público

Inaugurado em 25 de junho de 2010, o Museu Etno-arqueológico da Itaipava completa sete anos aberto ao público. Para celebrar a data, nesta segunda-feira (26) escolas da rede municipal realizaram um piquenique no gramado do Museu e participaram de atividades artístico-culturais.

Instalado na antiga estação ferroviária Engenheiro Vereza, a unidade foi criada para proteger, pesquisar e comunicar a cultura das populações que povoaram Itajaí e região. “Esse é um espaço que tem história e carrega uma herança muito importante para a nossa cidade. Precisamos que vocês ocupem esse espaço para verem como as gerações passadas construíram o que hoje é considerado normal na nossa sociedade”, destaca o superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Normélio Pedro Weber.

Desativada em 1971, a estação ferroviária começou a ser construída em 1926 e entrou em funcionamento em 1954, fazendo a ligação do Porto de Itajaí com o Alto Vale do Itajaí. Após um longo período de restauração, hoje o museu inclui o Espaço de Exposições de Exposições Museológicas, um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para pesquisa, espaço de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial, além de exposições sobre arqueologia pré-histórica, arqueologia histórica, história da estação ferroviária, vida no interior e lavores rurais.

O acervo arqueológico foi formado a partir de sítios arqueológicos da região e reúne centenas de quilos de material que incluem conchas, ossada animal, artefatos de pedra e osso como machados, pontas de flecha, colares, raspadores e furadores, além de esqueletos humanos.

Já o acervo etnográfico é composto de ferramentas, louças, talheres, equipamentos, recipientes e utensílios. O acervo da estação é composto de imagens, objetos e pertences dos funcionários da estrada de ferra, conta com uma réplica de um trem Maria Fumaça e restos da construção da estrada encontrados durante a escavação arqueológica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS