sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/06/2017 | 09:33

Balneário Camboriú: Pescadores do Rancho do Estaleirinho se preparam para participar de competição em Bombinhas

Os pescadores do Rancho de Tainha da Praia do Estaleirinho estão animados para participar do “II Saragaço” que será realizado na Praia de Bombinhas nos dias 08 e 09 de julho. A competição em formato de gincana reúne os pescadores dos ranchos de pesca artesanal da tainha. Participarão 14 equipes, sendo 13 de Bombinhas e uma de Balneário Camboriú, que como convidado é o único município de fora a integrar o campeonato.

Na primeira edição do evento, no ano passado,  mais de 1500 pessoas participaram. Realizado em um único dia, o Saragaço marcou o encerramento da pesca da tainha. O Rancho do Estaleirinho, composto por 18 pescadores levou o troféu de 2º lugar na premiação geral da gincana, atrás do Rancho Maré Mansa da praia de Canto Grande. Neste ano, a equipe de Balneário Camboriú cresceu. Serão 23 integrantes que já estão se preparando para trazer o título de 1º lugar para a cidade. Entre as modalidades estão a de melhor tarrafeador masculino, feminino e infantil, a limpeza mais rápida da tainha, confecção de maior anzol à mão, cabo de guerra, dominó, corrida de stand up, corrida de canoa entre outras.

De acordo com o capitão do grupo do Estaleirinho, Ricardo Vieira, que trabalha com a pesca há 10 anos, as famílias dos pescadores podem participar o que torna o evento ainda mais tradicional, preservando a cultura da pesca da tainha entre os mais jovens. “Esperamos que a tradição não se acabe. Os mais velhos estão indo e os mais novos têm que dar continuidade. O Saragaço encerra a pesca da tainha que é de maio a julho com o objetivo de manter os costumes locais. Estamos nos preparando para erguer a taça”, brinca o pescador que almeja o troféu de 1º lugar conquistado pelo Lino – Camaradagem da Maré Mansa, atual campeã do Saragaço.

A expectativa para a pesca desse ano é grande. O Rancho do Estaleirinho contabilizou até o momento aproximadamente 5 mil tainhas, o que os motiva para fechar com chave de ouro essa safra.

Além das gincanas, o Saragaço contará com gastronomia típica, feira de artesanatos, apresentação de artistas regionais, quadrilha caipira em clima de festa junina e baile das antigas por conta do Trio Forró Brasil. A II edição do Saragaço acontecerá no Costão direito da Praia de Bombinhas – Centro (local conhecido como Velho Portinho), nos dias 08 e 09 de julho (sábado e domingo) das 8h às 18h.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS