quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/06/2017 | 13:54

ITAJAÍ: Semasa opera normalmente, apesar das fortes chuvas e do alto volume de água no rio Itajaí-Mirim

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) opera normalmente, apesar das fortes chuvas que voltaram a atingir todo Estado e também a cidade de Itajaí. A Defesa Civil da cidade segue monitorando os níveis dos rios, em Brusque (Itajaí- Mirim) e em Blumenau (Itajaí-Açu), para avisar com antecedência as comunidades que poderão sofrer risco de inundação.

Do rio Itajaí-Mirim, de onde o Semasa capta água bruta para o tratamento de água, técnicos da autarquia relataram problemas quanto à turbidez da água. Hoje à tarde, o índice de turbidez estava em 2300 NTU, quando o normal é de até 100 unidades. “Para compensar esse alto índice de turbidez estamos precisando colocar mais produtos para tratar a água. Só assim estamos garantindo qualidade no fornecimento de água aos nossos usuários”, informou José Adriano Kielling, Engenheiro Químico do Semasa.

Outra dificuldade encontrada pela equipe do Semasa, com o alto volume de água no rio Itajaí-Mirim, são os grandes acumulados de galhos, matos e árvores que ficam presos à barragem. Para remover os entulhos que se formam no local, um guindaste está sendo utilizado durante esta tarde, para auxiliar nos trabalhos da equipe de manutenção.

Até o momento não foi preciso fechar a barragem, porque não houve registro de cunha salina no ponto de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque, do Semasa. Às 17h, há previsão de maré alta.

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura segue monitorando toda situação de chuva, nível do rio Itajaí- Mirim e tábua de maré e está trabalhando para garantir qualidade no fornecimento de água à toda população.

Em caso de dúvidas, ligue: 3344-9000 ou 0800 645 0195.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS