quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/06/2017 | 11:03

BLUMENAU: Nova projeção indica que Rio Itajaí-Açu pode chegar a 8,8 m às 17h

Com as presenças do prefeito Napoleão Bernardes e do governador Raimundo Colombo, o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) realizou uma nova reunião na manhã desta terça-feira, dia 6, para atualizar as informações relativas às chuvas em Blumenau. De acordo com a última medição, promovida às 10h, o nível do Rio Itajaí-Açu está com 8,47m. A mais nova projeção do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops) aponta que o Rio deve chegar a 8,8 metros às 17h.

Nos últimos dias, a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) registrou 134 ocorrências sem vítimas, das quais 86 deslizamentos. Entre as situações de maior gravidade, estão desbarrancamentos que atingiram cinco residências: duas na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro no Vorstadt; uma na Rua Itapuí, no Garcia; uma na Rua Caçapava, também no Garcia; e uma na Rua Achiles Jacobsen, no Garcia. Por conta disso, os locais foram isolados e passarão por vistoria pela Defesa Civil. Neste momento, há nove pessoas acolhidas pelo abrigo na Igreja Evangélica Livre, situado na Itoupava Norte, onde são acompanhadas por educadores e assistentes sociais.

Os serviços da Prefeitura funcionarão normalmente ao longo do dia. As aulas estão mantidas na rede municipal de ensino, mas a Secretaria de Educação informa que abonará as faltas de alunos e não realizará avaliações nesta semana, em virtude de eventuais dificuldades de acesso às escolas. Todas as unidades de saúde também atendem a população em horário comum. O abastecimento de água está garantido pelo Samae.

As previsões meteorológicas indicam a continuidade das chuvas em Blumenau até a madrugada de sexta-feira, dia 9. Portanto, a Prefeitura recomenda que a população continue atenta às informações oficiais, por meio do portal e do AlertaBlu. Em decorrência da saturação do solo, a Defesa Civil alerta para possíveis movimentações de terra que possam ocorrer em todo município. Caso sejam observadas situações de anormalidade, como movimentações de terra, rachaduras em muros ou nas paredes de casa e inclinações de árvores ou postes, a população pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 199.

Às 19h, o GRAC se reunirá novamente para realizar um novo balanço sobre a situação e discutir os próximos direcionamentos.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS