sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/06/2017 | 08:49

Balneário Camboriú: Abrigo é ativado no Ginásio da Barra

A Defesa Civil de Balneário Camboriú ativou um abrigo no Ginásio Hamilton Linhares Cruz, no Bairro da Barra, para receber as famílias que estão sendo retiradas da comunidade Vila Fortaleza, no Bairro São Judas. Na localidade estão cerca de 100 casas em área irregular e há risco de deslizamento devido ao encharcamento do solo. “Estamos encontrando resistência de alguns moradores, que não querem sair de suas casas. Mas nosso objetivo é levá-los para um local seguro, seja no abrigo ou em casa de amigos ou parentes, agindo de maneira preventiva já que há risco de movimentação de terra” alertou o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo.

Até às 19h, 44 pessoas estavam no abrigo. O acumulado de chuva na cidade, nesta quarta-feira (31) é de 75 mm. A maior preocupação da Defesa Civil é com inundações, causadas pelo transbordamento do rio, e de deslizamentos. Até às 18h, somente o Rio das Ostras havia transbordado. A água invadiu as ruas e, até o momento, nenhum alagamento em casas registrado. A situação dos rios Peroba e Camboriú segue em alerta. Podem haver alagamentos devido aos picos de maré alta, que ocorrem às 20h04 com 0.8 cm e às 23h06 com 0.6 cm.

O prefeito, Fabrício Oliveira está percorrendo os locais afetados e o abrigo. “Nossa preocupação é garantir a segurança das famílias, principalmente porque a chuva continua nesta madrugada, podendo ter picos de maior intensidade”, falou o prefeito.

Ocorrências de deslizamento e queda de árvores foram registradas em diferentes pontos da cidade. Dois deslizamentos de terra e rocha foram registrados na Interpraias. Na Estrada da Rainha houve princípio de deslizamento e o local foi parcialmente interditado. A orientação para quem vem de Itajaí é acessar a Avenida do Estado. Já quem transita pela Avenida Atlântica, deve desviar pela Rua Miguel Matte.

As aulas da Rede Municipal de Ensino foram suspensas nesta quinta-feira (01) e as Unidades de Saúde da Barra, Vila Real e Nova Esperança tiveram que fechar uma hora mais cedo, às 18h.

A previsão de chuva segue até esta quinta-feira (01). De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina em 48 horas (quarta e quinta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no sul de SC e esse total pode ser superado em localidades isoladas. Considerar que em algumas regiões do Estado ocorreu uma elevação no nível dos rios nos últimos dias e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente desde a última sexta-feira (26).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS