sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/05/2017 | 15:34

Dia Nacional da Doação de Leite Humano: Banco de Leite do Hospital Marieta recebe certificação Ouro da Fiocruz

            “Um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa”. O slogan da campanha lançada pelo Ministério da Saúde reforça a importância da doação de leite humano e o aleitamento materno. No Hospital Marieta, de Itajaí, este trabalho é levado a sério para manter o estoque sempre no nível ideal. Nesta semana, a equipe do Banco de Leite do hospital recebeu mais uma certificação Ouro da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz), que afirma a confiabilidade de credenciamento dos bancos de leite do Brasil.

            Para a enfermeira responsável pelo Banco de Leite e Centro Obstétrico do Hospital Marieta, Larissa Silva, a certificação da Fiocruz é reflexo da ética e da qualidade dos serviços prestados pela equipe. “Somos novamente Ouro para uma fundação referência em saúde”, comenta. Os níveis da certificação variam entre Bronze, Prata e Ouro, entregues somente às instituições que passam por uma rigorosa pesquisa da Fiocruz. São avaliados os equipamentos, a capacitação da equipe e o controle de qualidade do banco de leite.

            O Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, é uma forma de o Ministério da Saúde conscientizar a população sobre a importância dessa prática. Todas as mamães saudáveis, que estejam amamentando e que possuem leite em excesso podem realizar a doação. Em Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes, o Hospital Marieta oferece a coleta em domicílio e no próprio hospital.

A doadora deverá preencher um cadastro com as informações de retirada e armazenamento e apresentar a carteirinha do pré-natal para a conferência de exames. As doações que chegam são destinadas aos bebês da Unidade Neonatal (UTI e UCI), mas nem sempre é possível manter o estoque em dia. O intuito da campanha nacional é incentivar e conscientizar mais mamães que amamentem sobre a doação.

Para os bebês de até seis meses de idade, o leite humano é a única fonte de alimento. “O bebe internado na Unidade Neonatal precisa de um alimento completo e só o leite materno se encaixa nessa necessidade. O aleitamento é um processo essencial no desenvolvimento do recém-nascido, uma vez em que a amamentação com leite humano reduz as chances de possíveis infecções e doenças”, explica Larissa.

 A enfermeira lembra que é fundamental manter o estoque de leite materno, isso porque as unidades possuem total de 20 leitos e alojamento conjunto. Interessados em realizar a doação devem entrar em contato com o Banco de Leite no telefone (47) 3249-9400.

 

Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasFernanda Vieira 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS