sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/05/2017 | 16:22

Profissionais da saúde participam de palestra sobre H1N1 no Hospital Ruth Cardoso

O Serviço de Educação Permanente do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) realizou na manhã desta terça-feira (09), uma palestra com o tema H1N1. A conferência foi ministrada pelo médico pneumologista, Dr. Pedro Alves Cabral.

A palestra, que ocorreu no auditório da unidade hospitalar, foi organizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) e contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos, assistentes sociais e acadêmicos.

De acordo com a diretora da DEVE, Laís Emídio, o objetivo dessa palestra foi treinar os profissionais da saúde para agilizar o tratamento de pacientes com H1N1. “O médico Pedro Cabral explicou a diferença entre uma síndrome respiratória, de uma síndrome respiratória grave e qual a conduta que deve ser tomada diante dessas síndromes, o acompanhamento e tratamento dos pacientes. Por parte da vigilância comentei sobre a notificação da síndrome aguda grave, onde temos que investigar, notificar e fazer uma coleta de material nasal ou de orofaringe, para encaminhar para o Laboratório Central de referência e assim confirmar ou excluir esse diagnóstico. Essa coleta só é feita em pacientes internados”, contou Laís.

A intenção desse treinamento é fortalecer as ações no Município, para o enfrentamento da doença e o manejo clínico do paciente. “Temos que ter um diagnóstico cada vez mais precoce para evitar as complicações e os óbitos iniciando em tempo oportuno o tratamento desses pacientes”, finalizou.

Já na quarta-feira (10), a partir das 19h30, será ministrada pelo médico intensivista de Joinville, Dr. Glauco Westphal, a palestra “Manutenção do Potencial Doador de Órgãos”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS