sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/04/2017 | 17:40

Grupo RIC comemora 30 anos de ações regionalizadas no Sul do país

O Grupo RIC comemora três décadas de atuação e lança uma impactante campanha institucional com o mote de ‘Bodas de Pérola’, um conceito que remete à transformação do Grupo RIC com seu público a partir do conteúdo regional e relevante gerado pelas suas plataformas. A campanha está pautada em um manifesto que transmite a essência do Grupo RIC, esse compromisso com a credibilidade, informação regional e a imparcialidade, a partir de uma atuação inovadora e da expansão, sem abandonar sua missão de retratar a vida dos espectadores, se inspirar nessas pessoas e seguir em frente.

O investimento na campanha é de R$ 5 milhões para os dois estados em que o Grupo atua, Paraná e Santa Catarina. “Iniciamos a campanha com nossos colaboradores, peças fundamentais nestes 30 anos. Ao longo do ano vamos comemorar com nossos principais públicos esta importante data”, afirma Santiago Edo, gerente de marketing do Grupo RIC SC. Dentre as diversas ações da campanha, foi produzido um vídeo comemorativo dos 30 anos do Grupo RIC: https://goo.gl/Jycnef.

A comemoração não está apenas na conquista das três décadas de atuação, mas sim no sucesso e crescimento conquistados ao longo dessa trajetória, com 11 emissoras de TV, três portais de internet, quatro emissoras de rádio, um jornal impresso, duas editoras de revistas e uma plataforma jovem multimídia, que juntas atingem 16 milhões de pessoas no Paraná e em Santa Catarina e torna o Grupo RIC no maior grupo de comunicação do Sul do País. “Nosso desejo é crescer continuamente e possibilitar que mais e mais pessoas encontrem no Grupo RIC o espaço fértil para desenvolver com orgulho o seu trabalho profissional”, afirma Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC SC. Petrelli explica ainda que o Grupo investe fortemente na melhoria de suas diversas plataformas de conteúdo, além da digitalização das geradoras para garantir o sinal em HD das transmissões. 

História do Grupo RIC

O Grupo RIC começou a ser construído em 1975, com duas rádios (em Curitiba e Joinville). Desde então, os negócios evoluíram constantemente no Paraná e Santa Catarina, e a RIC se tornou o que é hoje: o maior grupo de comunicação do Sul do Brasil.

Após a entrada nas rádios em 1975, o fundador Mário Petrelli voltou-se principalmente à televisão. A primeira oportunidade surgiu em Santa Catarina, com uma concessão obtida em Chapecó – a TV Cultura, retransmissora da Tupi, em 1976. O sinal entrou no ar em 1982, com o SBT, já que a Tupi saíra do ar enquanto a Cultura estava sendo estruturada. Petrelli começava seu projeto televisivo reforçando a filosofia de promover a divulgação de informação regional – o grande carro-chefe do Grupo RIC até hoje.

Com o passar dos anos, o Grupo adquiriu diversos veículos de comunicação em Santa Catarina e no Paraná, passou por uma reestruturação na governança e colocou Leonardo e Marcello Petrelli como os executivos responsáveis pelas sedes do Grupo RIC no Paraná e Santa Catarina, respectivamente, e passou a atuar como uma empresa multiplataforma.

No Paraná, a entrada dos Petrelli no setor de televisões teve início por Cornélio Procópio, a 400 quilômetros da capital, com a aquisição da TV Vanguarda, que passou a retransmitir a programação da Manchete, que até então não chegava ao Paraná. Enquanto isso, em Santa Catarina, Petrelli entra com o SBT em Florianópolis (TV Estado).

Outra aquisição no Paraná seria a TV Independência de Curitiba, que se somaria à Rádio Independência, já em operação. Formava-se, em 1987, a Rede Independência de Comunicação. As emissoras do Paraná e de Santa Catarina começaram, então, a ser geridas de forma coordenada.

Com a falência da Manchete em 1999, a TV Independência passou a retransmitir o sinal da Record. Veiculando então duas bandeiras (SBT e Record), Leonardo e Marcello Petrelli, já então como executivos responsáveis pelo Grupo RIC em Santa Catarina e Paraná respectivamente, começaram a pensar em unificar o sinal das geradoras. A partir de 2007 as emissoras do Grupo RIC passam a transmitir o sinal da Record TV.

Depoimentos:

“Fazer parte do Grupo RIC representa uma realização pessoal e profissional, ao mesmo tempo. Apesar da rotina corrida no jornalismo, temos laços de amizades fortes, o que me deixa feliz em fazer parte dessa equipe tão competente e guerreira, que está sempre dando o seu melhor. Com isso, o crescimento profissional é instantâneo. Estamos sempre crescendo e aprendendo, fazer parte do Grupo RIC me faz uma pessoa realizada.”

Karoline Cabral, produtora de jornalismo RICTV | Record TV Itajaí

 

“O Grupo RIC é o maior produtor de conteúdo regional do estado e fazer parte deste time é uma oportunidade de crescimento a cada dia. É parceria, valorização! Uma grande empresa de comunicação!”

Emerson da Luz, editor de imagens RICTV | Record TV Itajaí


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS