terça, 16 de abril de 2024
Geral
13/04/2017 | 10:03

Itajaí: Vigilância Sanitária dá dicas para escolher o pescado na Semana Santa

Durante a Semana Santa aumenta consideravelmente o consumo de peixes e frutos do mar no município. Por isso, a Vigilância Sanitária de Itajaí orienta os moradores a observar cuidadosamente as condições de armazenamento dos pescados, além da higiene, limpeza e documentação dos estabelecimentos.

“É importante que a população verifique se o estabelecimento possui Alvará Sanitário fixado em local visível ao público. Essa é a garantia de que o local não é clandestino. Além disso, os manipuladores devem usar uniformes limpos, calçados fechados e ter os cabelos protegidos”, afirma a diretora da Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris Anacleto de Brito.

Além de checar as condições sanitárias da peixaria, algumas dicas podem ser observadas para acertar na escolha do pescado. Confira as orientações da Vigilância Sanitária:

- O pescado fresco deve estar em bandejas ou caixas plásticas íntegras e limpas, devidamente acondicionado em gelo ou sob refrigeração entre 2°C e 4°C.

- O pescado congelado precisa estar em embalagem plástica e armazenado entre -12°C e -18°C.

- O odor dos peixes tem que ser característico e não repugnante.

- Confira se o corpo do peixe está firme e brilhante. Ao deteriorar-se a carne fica flácida. Se você pressionar com os dedos e não ficarem marcas, significa que o pescado está fresco.

- A pele do peixe deve ser bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. As escamas devem ser unidas entre si e fortemente aderidas à pele.

- Os olhos devem ser salientes e brilhantes.

- As brânquias ou guelras também são brilhantes e sem viscosidade. A cor vai do rosa ao vermelho intenso.

- Os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.

- Os mariscos frescos só podem ser vendidos vivos.

- Polvos e lulas devem ter carne consistente e elástica.

- Os pescados devem ser livres de contaminantes (areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas).

- Os pescados são produtos altamente perecíveis e suscetíveis à contaminação. Por isso, devem permanecer o menor tempo possível em temperatura ambiente.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS