quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/04/2017 | 10:36

FCDL e Autoridades debatem demandas regionais

Promovido mensalmente pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), desta vez, Itajaí foi sede de mais uma reunião itinerante. O encontro reuniu membros das Câmaras de Dirigentes Lojistas da região da AMFRI (CDLs) e de outras regiões do Vale do Itajaí e contou com a presença do presidente da entidade, Ivan Tauffer, Deputado Estadual Serafim Venzon, Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Arcângelo Pavan, Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, Prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, membros de entidades de classe, empresários e representantes de órgãos públicos.

Em pauta, foram discutidos temas sobre demandas e suas importâncias para as regiões Metropolitanas do Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí. Assuntos como a duplicação da BR-470, situação atual do Complexo Portuário de Itajaí, Planejamento Turístico para as regiões, Posto da Policia Rodoviária Federal em Itapema, Feiras Itinerantes e Controle de Barragens foram explanados durante o evento.

Coordenado pelo empresário e presidente da Federação, Ivan Tauffer, as reuniões se formam por regiões estratégicas em que o objetivo é debater de forma conjunta com a sociedade as demandas regionais para elaboração de uma pauta macrorregional e que posteriormente será encaminhada ao governador do Estado, João Raimundo Colombo.

Até o dia 30 de junho, estão programados mais nove (9) encontros distribuídos por regionais e cada regional apresentará suas diferentes demandas. Ao final do ciclo de reuniões, um Projeto Macro será elaborado e nos segundo semestre o ciclo será retomado.

“Todos os temas aqui debatidos no dia de hoje são extremamente importantes, porém um dos mais necessários trata-se da duplicação da BR-470, pois assim todas as riquezas desta rodovia poderão seguir destino para o Complexo Portuário de Itajaí e assim abriremos caminhos para as concorrências deste setor”, enfatizou.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que prestigiou o encontro, elogiou a iniciativa da Federação das Câmaras Lojistas e solicitou aos participantes, mais persistência e união entre os órgãos públicos e entidades empresariais em buscar recursos federais e estaduais para a região. Citou ainda as necessidades do porto de Itajaí e dos recursos que estão para vir para o porto público, “Um dos pilares de nosso resgate na economia de Itajaí é quanto à conclusão das obras e reforço e realinhamento dos berços 03 e 04. Será um efeito extraordinário que paralelo a movimentação, temos ainda os serviços de dragagem e do aprofundamento do Rio. Tudo isso soma e quem ganha com isso é Itajaí e a região”, reforçou o prefeito.

Marcelo Werner Salles, Superintendente do Porto de Itajaí, foi um dos palestrantes do encontro. Durante sua explanação, destacou a atual situação em que as atividades portuárias do complexo vêm enfrentando e citou sua posição no ranking nacional desde 2004, sendo o segundo porto no Brasil em movimentação de contêineres. Destacou ainda o crescimento nas operações e o aumento na receita do município de Itajaí em até 1400% nos últimos 20 anos e citou sua ida a Brasília recentemente, “Estivemos semana passada com o prefeito Volnei Morastoni e na oportunidade foi assinado um Termo de Compromisso (TC) na Secretaria de Portos (SE) do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil tornando válidos recursos na ordem de R$ 23 milhões para a conclusão das obras do berço 03 e inicio dos testes para o berço 04. Este documento foi encaminhado ao setor jurídico do Ministério e aguardamos sua publicação”, lembrou.

Por fim, o superintendente aproveitou o momento e solicitou o apoio da classe politica e empresarial que participou do encontro, “Vamos todos manter maturidade social e encontrarmos soluções sem indicar culpados. Temos que mostrar nossos pleitos de forma que os governantes de fato nos olhem como geradores de economia” destacou Salles. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS