quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/04/2017 | 14:50

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA CONTOU COM VÁRIAS ATIVIDADES NA REGIÃO

Em toda Santa Catarina, pais, alunos e professores se mobilizaram em atividades musicais, teatrais, de construção, jogos, brincadeiras e muitas outras ações no Dia Estadual da Família na Escola, que aconteceu no último sábado, dia 8. O evento é realizado pela FIESC em conjunto com as instituições da rede estadual de ensino e escolas parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação. Em Itajaí e Balneário Camboriú as atividades iniciaram com café de recepção para os pais e em seguida, eles conheceram as oficinas e atividades que os filhos desenvolvem. “A interação entre pais, alunos e professores trouxe mais união e todos puderam interagir através das atividades”, disse o vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí, Maurício Cesar Pereira.

Lucas Daniel Schiestel, tem 15 anos de idade e frequenta o 1º ano do Ensino Médio no SENAI de Itajaí. O estudante perdeu a audição com quase dois anos de idade e aos cinco fez uma cirurgia que permite que ele ouça parcialmente. Mas como ele se comunica? Como participa das aulas?  Com a ajuda da Elisama, que é intérprete de libras e contratada pelo SENAI para acompanhar o Lucas em todas as suas atividades de ensino, dentro da instituição. “Eu tenho dificuldades em português e ela me ajuda a entender melhor o que o professor explica”, contou Lucas, em linguagem de sinais e interpretado pela Elisama de Oliveira.  A família toda de Lucas veio para o Dia Estadual da Família na Escola, pai, mãe e a irmã, que agora estuda pedagogia, para ajudar o irmão e outras pessoas na mesma situação. O pai, Amilton, fala com orgulho do progresso no filho. “Em outras escolas, ele perdia conteúdo, ficava atrasado em relação aos colegas, pois não conseguia acompanhar as matérias, não se desenvolvia. Hoje a realidade é outra, com um acompanhamento especializado e com professores comprometidos. As vezes a gente chama eles a noite pelo whats e eles nos ajudam com o Lucas”, diz o pai.

O desenvolvimento educacional também faz parte da vida de Allan e da mãe dele, a Tânia. Aos 32 anos de idade, rapaz tem Síndrome de Down. Ele frequenta o curso de operador de alimentos, também no SENAI de Itajaí e hoje colocou mais uma vez a mão na massa, para fazer Cupcakes. “Ele sempre gostou de cozinhar, mas não tinha estímulo onde estudava. Depois que ele começou o curso já avisou que vai fazer gastronomia e montar um restaurante. Se depender de mim, ele vai, nem que seja com 70 anos”, disse a mãe orgulhosa.

As escolas parceiras do Movimento Santa Catarina pela educação também participaram do Dia da Família na Escola. Na Escola Estadual de Ensino Médio Victor Meirelles, em Itajaí os alunos participaram de gincanas, palestras e ajudaram a pintar as paredes das salas de aula, juntamente com os pais. Já na Escola Municipal Arnaldo Brandão, aconteceu a inauguração da nova biblioteca da instituição. O SENAI ajudou com a pintura das salas e construção de alguns objetos. Já as Embaixadoras que fazem parte do projeto Conexão Jovem, do Movimento Santa Catarina pela Educação, realizaram uma campanha para doação dos livros e organizaram todos os exemplares com a ajuda de estudantes de outro projeto, o Eu Voluntário, que elas também treinaram.

“Antes a gente pesquisava na internet e quem não tinha, muitas vezes, não fazia as tarefas, agora a gente sai da sala e encontra tudo o que precisa. Sem contar, que o ambiente está bem melhor, mais limpo, organizado e tranquilo pra gente estudar”, conta a aluna e Voluntária, Shakira Caetano, de 16 anos.

"Esta ação do dia da família na escola fez com que os pais participassem ainda mais da vida escolar dos filhos, motivando-os da importância que a escola tem para a formação pessoal e profissional dos mesmos", destacou a coordenadora do IEL e membro do comitê regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, Ana Carolina Schiefler Wohlke.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

BC - Divulgação/SENAI


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS