quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/03/2017 | 10:57

Concessão do aeroporto da Capital movimentará economia de SC

Após 20 anos de espera por obras no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, a economia da Capital – e, consequentemente, de todo o Estado – recebeu ótima notícia nesta quinta-feira (16): o arremate da concessão do aeroporto de Florianópolis por R$ 83 milhões (R$ 30 milhões acima da proposta inicial). Na opinião das entidades empresariais o efeito cascata será tão positivo quanto o ágio na oferta vencedora da suíça Zurich, que terá a licença por 30 anos, prorrogáveis por igual período.

O otimismo começa pelo setor da construção civil, praticamente estagnado na área de grandes empreendimentos privados. A presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura - Regional SC (AsBEA/SC), Tatiana Filomeno, lembra que a obra desencadeará outros serviços no entorno do novo terminal, no Sul da Ilha. Nos primeiros nove anos – a contar da assinatura do contrato, a concessionária deverá recapear as pistas e erguer nova estação de passageiros, futura área para estacionamentos e pátio para aviação regional, além de reformar as estruturas atuais.

“Principal porta de entrada para turistas e empresários, o porte acanhado do atual aeroporto em nada reflete a pujança da economia catarinense”, avalia Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). Ele ainda lembra que “a obra traz outros benefícios, como a injeção de dinheiro, mais empregos, novas operações no local e até a possibilidade de atrair empreendimentos com a possível ampliação das rotas”.

As entidades ligadas ao trade turístico destacam que a notícia resolve um impasse antigo. “Esperamos que a nova estrutura aumente o fluxo de turistas em Santa Catarina. Lamento apenas que tivemos de chegar a esse ponto, já que a Infraero sai de cena devendo à Capital o aeroporto prometido há mais de 20 anos, que nunca realizou”, alfineta Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

A posição é acompanhada por Raphael Dabdab, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em SC (Abrasel). “O setor recebe com alegria a notícia, já que o novo e mais completo terminal resolverá um de nossos principais gargalos. Com isso teremos mais visitantes, de maior poder aquisitivo. É lamentável que tenhamos que competir com destinos menos desejados, mas com infraestrutura aeroportuária bem superior”, finaliza.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS