sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/03/2017 | 14:07

Univali promove Seminário Sobre Desafios no Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é mais comum em crianças do que AIDS, câncer e diabetes juntos. O transtorno atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. É, justamente, com o objetivo de disseminar informações e discutir aspectos desafiadores do diagnóstico, atendimento terapêutico e inclusão escolar, que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove no dia 31 de março (sexta-feira), o 1º Seminário Sobre Desafios no Autismo.

O evento integra e abre a programação de atividades da Univali, em alusão a 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Dia 31, das 13h às 19h, serão realizadas palestras, no auditório do bloco E1 do Campus Itajaí, no intuito de chamar a atenção para o transtorno, estimular o diagnóstico precoce e diferencial, orientar sobre tratamentos eficazes e discutir aspectos práticos da vida escolar de pessoas com autismo.

A médica neuropediatra Cristina Maria Pozzi, professora do curso de Medicina da Univali, fará a abertura e mediação das palestras. Ela alerta para a importância de discussões amplas sobre o TEA entre os acadêmicos e profissionais da saúde e educação. "Embora todas as pessoas com TEA partilhem de desordens complexas de neurodesenvolvimento, essas dificuldades aparecem em intensidades distintas.  As características podem existir desde o nascimento e serem óbvias ou mais sutis, sendo mais visíveis ao longo do desenvolvimento", esclarece Cristina.

A discussão sobre os desafios no diagnóstico e até onde vai o espectro será conduzida pelo médico psiquiatra da infância e adolescência, Francisco Assumpção. Ele é doutor em Psicologia, com ênfase em psiquiatria e atuação em temas como, deficiência mental, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo. Atualmente é professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Assumpção também ministrará a palestra "O caminho das pedras na inclusão".

Já a pediatra e psiquiatra da infância e adolescência, Evelyn Kuczynski, doutora em Medicina com aprimoramento em Terapia Comportamental – Cognitiva, falará sobre a abordagem terapêutica. Ela é pesquisadora voluntária do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, médica assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O seminário é uma realização da Univali, por meio do curso de Medicina, em parceria com a Glia Centro Especializado no Desenvolvimento Infanto Juvenil e da Liga Acadêmica de Pediatria da Univali.

Inscrições

As inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Saúde e Esporte. Professores da Univali e do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) estão isentos de taxa de inscrição. O custo para acadêmicos da graduação e pós-graduação da Univali é de R$20,00. Aos demais interessados o investimento é de R$30,00.

Mais informações:(47) 3341-7865, no curso de Medicina da Univali | (47)3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Univali | (47)98843-6777, com a professora Cristina Maria Pozzi. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS