sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/03/2017 | 16:53

Balneário Camboriú é destaque em paradesporto nacional

Nesta semana, os atletas de Bocha Paralímpica, Gabriel Prezzi e Gabriel Andrade embarcaram rumo a São Paulo, para representar o Brasil no Parapan-Americano sub-21. Os atletas de 15 e 17 anos, treinam em uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e a Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI), tendo a dupla somado seis títulos Brasileiros e cinco Catarinenses na modalidade.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), cerca de mil atletas, com idades entre 13 e 21 anos, de mais de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. A programação da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Ainda segundo o CPB, Buenos Aires, na Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu cerca de 600 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan 2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens aconteceu em 2005, em Barquisimeto, na Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

O Paradesporto surgiu como meio na reabilitação global de pessoas com algum tipo de deficiência, consiste em adaptações e modificações em regras, materiais e locais para as atividades possibilitando a participação nas diversas modalidades esportivas. Além de ser essencial na ressocialização da pessoa com deficiência e na melhora da autoestima do atleta.

Balneário Camboriú, oferece uma gama de opções paradesportivas. A parceria entre a Associação e a Fundação Municipal de Esportes oferece as seguintes modalidades: Paratletismo, Tênis de Mesa em cadeira de rodas, Tênis em cadeira de rodas, Basquete em Cadeira de Rodas e Futebol para deficientes visuais. Os professores são da Fundação Municipal, mas ocorrem alguns treinamentos na sede da AFADEFI.

No Basquete em Cadeira de Rodas, a equipe do município é forte. São três campeonatos dos Jogos Abertos de Santa Catarina, três estaduais e até o ano passado, era a única equipe da região sul do Brasil a estar na primeira divisão nacional da modalidade.

Já no Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes, que funciona há um ano e meio em Balneário Camboriú, é oferecido paratletismo, handebol para cadeirantes e tiro com arco.

Todas modalidades são abertas para pessoas com deficiência da região.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS